Últimas:

“Todos os modelos estão indicando que teremos chuvas acima do normal”, defende meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot

“As condições dos Oceanos Pacífico e Atlântico, o resultado de modelos, todos eles estão indicando que nós teremos chuvas acima do normal agora, nos meses de março, abril e maio. O problema é que nós estamos observando que em nenhuma região aqui do estado, o mês de março ainda choveu de forma efetiva, mostrando uma condição de que teremos chuvas acima do normal”.

A avaliação acima é do meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot durante entrevista ao Sistema Rural de Comunicação, após ter participado nesta sexta-feira (10) de uma palestra na Câmara Municipal de Jardim do Seridó sobre as condições climáticas para a quadra invernosa deste ano.

Gilmar explicou que neste inicio de março tivemos a formação de alguns bloqueios conseguindo inibir a formação de chuvas. Mas as previsões para os próximos dias, de acordo com ele, apontam para uma concentração boa de chuvas.

“O sistema zona de convergência, que é o sistema mais robusto, que é o sistema responsável pelas chuvas, ele não tem atuado. Nós tivemos agora a atuação de sistemas transientes, que podem ou não formar chuvas. Como foi dito, as chuvas boas na região do Alto Oeste, em algumas regiões do litoral, mais no contexto do estado como um todo, tivemos mais áreas com chuvas abaixo do normal do que com chuvas satisfatórias”, explicou.

Gilmar ainda destaca que a predominância de sistemas transientes foi predominante nos meses de janeiro, fevereiro e permanece agora em março, mas o que se observa é que, “pelo menos esses primeiros dez dias do mês, os bloqueios foram a principal causa da pouca chuva acontecer no estado. Vamos esperar agora os próximos dias a atuação da zona de Convergência, que é um sistema robusto que permanece aqui por um longo período de tempo e que trazem as chuvas”, finalizou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5