Últimas:

Técnicos do Dnocs reduzem defluência do reservatório Santo Antônio, em São João do Sabugi

A manobra de redução da comporta do açude Santo Antônio, em São João do Sabugi, foi feita no final da manhã desta sexta-feira (30/10) pelos técnicos do Departamento Nacional de Obras contra as Secas – Dnocs. Acompanharam a ação os técnicos da empresa Project e o escritório de apoio ao CBH PPA.

A comporta ficou aberta, através de um pulso, durante 30 dias e foi liberado aproximadamente 2,68 milhões de metros cúbicos. A partir de agora a libração d’água sai dos atuais 1035,2 l/s e passa para 40 l/s. Em 2019, nesse mesmo período, outro pulso de 27 dias liberou em torno de 2,6 milhões de metros cúbicos.

“Após esse pulso, todas as dez barragens ao longo do rio Sabugi, numa distância de 27km, ficaram em sua capacidade hidrológica máxima e terão água para atender os usuários até a próxima quadra chuvosa, beneficiando 150 agricultores/as, seus familiares e mais de oito mil animais”, explicou Procópio Lucena coordenador da comissão de acompanhamento.

O reservatório Santo Antônio está com um volume atual de 24,6 milhões de metros cúbicos, ou seja, 39,81% da capacidade total. No ano passado, nesse mesmo período, o açude estava com 20,2 milhões de metros cúbicos, o correspondente a 32,82% da capacidade total. “Só voltaremos a discutir nova liberação de água no reservatório no próximo ano, após a quadra chuvosa 2021, se houve inverno e recarga suficiente pra fazer defluência de água”, finalizou Procópio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5