Últimas:

Semarh/RN promove ciclo de palestras sobre mudanças climáticas 

Para discutir o cenário global, com foco no Brasil e no semiárido nordestino, no que diz respeito às mudanças climáticas, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento Básico (Comeas), vai promover amanhã (30), um ciclo de palestras, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), às 09:30 horas.

Como expositoras foram convidadas a Professora Doutora Judith Hoelzemann do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas – DCAC/UFRN e a Física Doutora Mª Paulete Pereira Martins, pesquisadora do laboratório de variáveis Ambientais (LAVAT) do INPE. Dentro das exposições serão apresentadas as atividades desenvolvidas pelas instituições e possibilidades de cooperação.

O LAVAT monitora a camada de ozônio em Natal há mais de 40 anos e possui uma das séries de dados mais longas na região equatorial. “Entre os temas ambientais importantes em primeiro vem o aquecimento global/mudanças climáticas, seguido por poluição do ar, lixo, poluição da água e desmatamento. Neste sentido, é um assunto que precisa ser debatida na sociedade, e o PROSA vem sendo um espaço pertinente para isso” ressalta o Coodenador da Comeas, Robson Henrique.

O evento faz parte da 3ª edição do “PROSA – Programa Sociedade e Ambiente”, foi criado pela Semarh com objetivo de discutir a temática ambiental na sociedade, através de atividades culturais e palestras técnicas com os servidores da instituição e também com o público aberto.

Sobre as Palestrantes

Judith Johanna Hoelzemann é professora do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas do CCET da UFRN. Geofísica com pós-doutorado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e no Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é membro do Scientific Steering Committee do International Global Atmospheric Chemistry project (IGAC). Coordena e participa de projetos nacionais e internacionais na área de química da atmosfera, envolvendo pesquisas no Nordeste Brasileiro e América do Sul, na Região Metropolitana de Natal e RN.

Maria Paulete Pereira Martins é pesquisadora no Laboratório de Variáveis Ambientais Tropicais – LAVAT, no INPE (Centro Regional do Nordeste – CRN). Física com doutorado em geofísica espacial pelo INPE, sua pesquisa é com a interação superfície atmosfera, nas questões que envolvem a qualidade do ar, da água, sequestro de carbono e também da camada de ozônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5