Últimas:

Obras do Projeto TransParaíba estão em fase de execução, diz AESA

As obras do projeto TransParaíba, sistema adutor que vai interligar os municípios paraibanos, estão em fase de execução. Essa foi a definição dada pelo diretor-presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), Porfírio Loureiro. O projeto foi apresentado durante a 21ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), que aconteceu no município de Piancó/PB.

“São duas grandes adutoras que Governo do Estado está executando. É a TransParaíba I e a TransParaíba Curimataú do Ramal II. A TransParaíba I já está em execução e vai atender 19 cidades, cerca de 146 mil pessoas e já está em andamento com recursos próprios do Governo do Estado. A outra etapa é a TransParaíba Curimataú que é um convênio do Estado com o Banco Mundial na ordem de 128 milhões, que uma parte vai ser utilizada para essa obra”, explicou Porfírio.

Os 19 municípios beneficiados pela adutora TransParaíba são: Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Picuí. Em alguns destes municípios, também serão assinadas ordem de serviço para construção de barragens.

O sistema adutor Curimataú corresponde ao Segmento II da Transparaíba. Esse segmento apresenta uma extensão de mais de 350 km, com diâmetro variando entre 150 mm a 600 mm, uma estação de tratamento que irá trazer água de qualidade a população com capacidade de tratar mais de 544 l/s, e ainda, serão construídas 21 estações de bombeamento, beneficiando em final de plano 148 mil habitantes em 19 municípios.

Até 2050 as cidades das regiões da Borborema e Agreste terão garantia hídrica. O sistema Curimataú tem captação no Açude Epitácio Pessoa – Boqueirão de onde se desenvolve margeando estradas vicinais até a cidade de Boa vista. Logo o eixo adutor segue em direção até a cidade de Soledade. Desta localidade segue em direção sul do Estado margeando as PB-177, PB-187 e no segmento final pela BR-104, atendendo a população das cidades de Boa Vista, Boqueirão, Soledade, Juazeirinho, São Vicente do Seridó, Olivedos, Cubati, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Sôssego, Baraúna, Picuí, Frei Martinho, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Damião, Cacimba de Dentro e Araruna. A obra está orçada em torno de 350 milhões de reais garantindo sustentabilidade hídrica a uma região tão carente desse bem.

“O nosso foco é o Plano de Segurança Hídrica para todo o Estado da Paraíba. Vamos deixar todas as 223 cidades com segurança hídrica, todo o projeto está pronto. No caso da TransParaíba I teremos inauguração de adutoras em algumas cidades já no começo de 2020. A nossa expectativa e o plano do Governador João Azevedo é que nenhuma cidade da Paraíba seja abastecida por carro-pipa”, finalizou Porfírio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5