Últimas:

“O Comitê está maduro e virá agora um novo ciclo a partir de 2022”, destaca presidente do CBH PPA

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Lopes Varella Neto, fez uma avaliação positiva dos quatro anos de mandato como presidente do comitê. Ao final da 24ª Reunião Ordinária, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó no dia 25 de novembro de 2021, ele concedeu entrevista e avaliou o período em que passou na presidência do comitê. Além da avaliação, ele aproveitou para agradecer a confiança e a união do comitê durante o período.

“Apesar desse período de pandemia, mas o comitê nesse período cumpriu todas as metas as quais tinha se proposto a fazer. Graças ao esforço dos nossos membros, todas as alocações de água foram feitas, a revisão do Plano de Recursos Hídricos da Bacia foi iniciado, o Processo Eleitoral também teve início. Enfim, apesar de tudo, conseguimos andar bem no que diz respeito a gestão. Veja que na apresentação do Plano de Recursos Hídrico nós tivemos 46 ações de um total de 63 ações que foram concluídas ou iniciadas. Foi o plano que mais teve implementação no Brasil”, disse o presidente.

Avaliação da gestão

Especificamente sobre a gestão atual do comitê, Paulo Varella considera como extremamente positiva. “Acho que a nossa gestão foi extremamente positiva. Graças ao poder da nossa comunicação, graças a participação efetiva dos nossos membros no campo em toda a bacia e, principalmente, graças a unidade que nós conseguimos fazer e pela forma que nós fizemos com a hidrodiplomacia com um caminho para sair do conflito para o compartilhamento das águas”, explicou.

De acordo com ele, “o nosso Comitê está maduro e preparado para um novo ciclo tão grande quanto foi esse que estamos terminando. Fizemos uma gestão positiva e o desafio da próxima diretoria e dos próximos membros é manter essa unidade que existe aqui no Comitê. Dessa forma, convocamos todos a participarem do Processo Eleitoral do Comitê e, com certeza, o faremos com muita tranquilidade”, destacou Paulo Varella, presidente do CBH PPA.

Paulo Varella ainda fez questão de comentar quais são os principais desafios da próxima gestão. “Acho que o primeiro e mais importante desafio é manter essa unidade que existe hoje no comitê. Além disso, a chegada das águas da transposição do São Francisco abre aí um leque imenso no desafio da gestão e a cobrança pelo uso da água estão na pauta e será muito importante”, finalizou.

O Geólogo Paulo Lopes Varella Neto, técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e ex-Diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), foi eleito presidente do Comitê da Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), no dia 24 de Novembro de 2017, durante a realização da 17ª Reunião Ordinária do colegiado, que aconteceu no município de Patos/PB. Seu mandato compreendeu o período de novembro de 2017 a novembro de 2021, porém, por causa da pandemia da Covid-19, os membros do CBH PPA prorrogaram o mandato de toda Diretoria Colegiada até maio de 2022. De acordo com o Regimento Interno do comitê, o próximo presidente do CBH PPA será do estado da Paraíba.

A atual Diretoria Colegiada do Comitê é composta da seguinte forma:

Presidente: Paulo Lopes Varella Neto;

Vice-Presidente: Josué Diniz de Araújo;

Primeiro Secretário: Waldemir Fernandes de Azevedo;

Segundo Secretário: José Procópio de Lucena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5