Últimas:

Nelson Césio é escolhido o novo coordenador da CTPI do CBH PPA

O novo coordenador da Câmara Técnica de Planejamento Institucional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) é Nelson Césio Fernandes Santos, representante do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN). A eleição aconteceu nesta quinta-feira (15/12) durante a 34ª Reunião Ordinária da CTPI, essa, realizada na sala de reuniões do CBH PPA, em Caicó/RN.

Após eleito, e em conformidade com a Deliberação n° 02/2009, o Sr.  Nelson Césio indicou a Sra. Vera Maria Lucas Ribeiro, representante da Caern, como relatora da CTPI. O mandato do Coordenador e da Relatora, coincidem com o mandato dos membros do Comitê, 2022- 2026. Durante reunião, os membros da CTPI definiram um calendário de quatro reuniões para 2023.

“Para o próximo ano já programamos reuniões que vão acontecer nos municípios da bacia para discutir assuntos demandados pela plenária do comitê. Além disso, a CTPI já definiu, preliminarmente, alguns assuntos que serão levados para o comitê, entre eles a revisão do seu Regimento Interno, das deliberações publicadas. Além disso, a CTPI também irá intensificar as discussões referentes a cobrança pelo uso da água e os usos insignificantes na bacia. Portanto, são temas que precisam ser discutidos ao longo dessa gestão”, explicou Nelson Césio.

Para Beranger Araújo, novo membro da CTPI nessa nova gestão, é fundamental que a câmara técnica possa intensificar discussões importantes para a bacia. “Temos pautas importantes que precisam ser debatidas em 2023. A cobrança pelo uso da água e os usos insignificantes são duas pautas que estão presentes e que precisam ser aprofundadas, tanto no comitê quanto na CTPI. Estou chegando agora na câmara técnica, que é um braço forte do comitê, explicou.

Escolhida como nova relatora da câmara técnica, Vera Maria, destaca o papel de um relatoria técnica. “Nosso papel é de apoiar o que a coordenação e o grupo estudarem e definirem para dar celeridade nas atividades e, posteriormente, apresentar ao comitê. A CTPI tem o objetivo de estudar mais profundamente as matérias, para assim emitir suas conclusões, devendo, ao final ser encaminhadas para discussão na plenária do comite, disse.

A Caern, Instituição membro da CTPI, pretende sugerir alguns temas que podem contribuir com os debates na bacia do Piancó-Piranhas-Açu. “A Caern representa um usuário que tem uma demanda de água muito grande. Captamos água na bacia e esse espaço da câmara técnica é fundamental para discutir as demandas que surgem para uma gestão sustentável dos recursos hídricos. Com certeza, vamos propor as discussões de cobrança de água e outros assuntos ligados à bacia”, finalizou Marcelo Augusto, membro titular da CTPI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5