Últimas:

Ministério do Desenvolvimento Regional apresenta detalhes da obra do PISF aos membro do CBH PPA

A situação atual das obras do Projeto de Integração do São Francisco – PISF, especificamente do Eixo Norte, foi um dos temas apresentados na pauta da 24ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó no dia 25 de novembro de 2021. A apresentação foi feita pelo diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, Oscálmi Porto Freitas.

“O Eixo Leste já está em fase de pré-operação e já está trazendo benefícios para a população com entrega de água para os estados beneficiados. O Eixo Norte estamos em fase de enchimento e, atualmente, falta encher dois reservatórios e a previsão é de que até o final do ano a gente conclua os enchimentos do Eixo Norte e começamos a trazer disponibilidade de água para a população local. A obra do caminho das águas já está concluído e estamos somente enchendo as barragens”, explicou o diretor.

O diretor apresentou também os possíveis prazos de encerramento da obra. “O caminho das águas, propriamente dito, já está concluído. Já temos a possibilidade de operar essa entrega de água para a população assim que os reservatórios estiverem 100% cheios. A entrega da água no Açude Engenheiro Avidos, por exemplo, será em Dezembro de 2021. Contudo, como a obra é muito grande, então vamos sempre ter pequenas obras que não vão impactar na operação e na entrega da água para a população”, destacou.

Atualmente, o enchimento está no reservatório Boa Vista, que fica localizado no município de São José de Piranhas/PB. “A previsão de chegada das águas no Rio Grande do Norte, especificamente na divisa do RN com a PB, é o final do mês de janeiro de 2022. Essa é a nossa meta e estamos buscando cumprir e entregar esse benefício para a população. Com isso, vamos ter os dois eixos estruturantes, Norte e Leste, em condições de operação e a partir daí vamos focar nas outras obras como os ramais do Apodi, que já foi dada a ordem de serviço, e do Salgado, que está em fase de licitação”, finalizou o diretor.

O principal objetivo das obras do PISF é garantir segurança hídrica, através da integração de bacias hidrográficas a uma região que sofre com a escassez e a irregularidade das chuvas. A obra está organizada em dois eixos principais de transferência de água: Eixo Norte (Trechos I e II) e Eixo Leste (Trecho V) e ramais associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5