Últimas:

Membros da Comissão de Acompanhamento visitam calha do rio Sabugi

Membros da Comissão de Acompanhamento ao termo de alocação de água do Sistema Hídrico Sabugi visitaram a calha do rio Sabugi estiveram na calha do rio Sabugi nesta sexta-feira (13/08). O objetivo da visita foi acompanhar o andamento da chegada das águas pelas barragens que estão localizadas no leito do rio, após a redução na defluência do açude Santo Antônio, em São João do Sabugi.

Acompanharam a visita o secretário da comissão, Alex Sandro Alves; Odair Diniz e Jucelino Rodrigues, membros da comissão; e o coordenador do Escritório de Apoio ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu, Emídio Gonçalves. “É muito importante que os membros da comissão possam entender o que acontece na calha do rio para que a gente possa diminuir os conflitos que existem no sistema hídrico Sabugi”, destacou o secretário da comissão, Alex Sandro.

Para Odair Diniz, membro da comissão, “a água é um direito de todos e queremos pregar harmonia, logicamente, com todos os estudos técnicos garantindo o abastecimento de São João do Sabugi, mas que essa água, excedendo, possamos soltar para os ribeirinhos e pequenos agricultores da calha do rio”, explicou.

Depois da redução na defluência da comporta, o reservatório sabugiense está liberando uma vazão de 40 l/s e deve permanecer de forma contínua até janeiro do próximo ano em consonância com o Termo de Alocação de Água 2021-2022, que foi recém-aprovado. “O papel do Escritório de Apoio é dar suporte as comissões e, nessa oportunidade, estamos in loco observando como o resultado da alocação de água que já foi aprovado”, disse Emídio Gonçalves.

Jucelino Rodrigues, membro da comissão, reforçou o benefício da chegada das águas nas comunidades. “A chegada das águas é muito importante porque vai beneficiar os agricultores familiares da nossa região e esperamos que todos eles possam receber as águas para que continuem com suas respectivas produções”, finalizou.

Confira a reportagem no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5