Últimas:

Grupo técnico é criado para debater estudos sobre a Lagoa do Piató e o Canal do Pataxó

A Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu esteve reunida entre os dias 06 e 07/10 para tratar questões hídricas importantes para a bacia. O encontro aconteceu na sala de reuniões da UERN, Campus Avançado de Assú/RN. Essa foi a 57ª reunião da DC e teve como pauta principal a criação de grupos técnicos para apoio aos estudos sobre a Lagoa do Piató e o Canal do Pataxó, ações estão previstas no Termo de Alocação de Água 2022-2023 do Sistema Hídrico ARG/Mendubim.

“Criamos um grupo técnico que vai estudar e fazer um levantamento das questões que afligem os moradores da Lagoa do Piató e região, como também o Canal do Pataxó. Essa grupo vai fazer um diagnóstico da situação atual dos dois reservatórios para que a gente possa pedir aos órgão competentes alguma providência para esses problemas. O papel do comitê é exatamente articular com os órgãos e com a sociedade a manutenção desses equipamentos”, destacou o presidente do CBH PPA.

O grupo é formado por integrantes do CBH PPA, IGARN, UERN, IFRN e prefeituras de Assú, Itajá e Carnaubais, além de representantes da sociedade. “O Canal e a Lagoa tem nos preocupado. Precisamos avaliar a situação em que eles se encontram para que possamos ter algumas proposições com o intuito de melhorar a gestão hídrica. Para isso, estamos envolvidos todos os órgãos hídricos da região para subsidiar essa questão no Vale do Açu”, explicou Auricélio Costa, vice-presidente do CBH PPA.

Um dos primeiros passos a ser realizado são as vistas técnicas nos dois espaços hídricos. “Esse trabalho em campo, in loco, é imprescindível e necessário para que possamos identificar os principais problemas existentes. Esses problemas são históricos, como por exemplo, o assoreamento da Lagoa do Piató. Queremos identificar todos os problemas para encontrarmos as melhores soluções, esse é um dos papéis do comitê”, frisou Raimundo Inácio, primeiro secretário.

Outros assuntos

A 57ª Reunião da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu ainda discutiu a elaboração do calendário de reuniões ordinárias, elaboração da agenda de atividades do CBH PPA para o ano 2023 e da pauta para realização da 27ª Reunião Ordinária do CBH PPA, que acontecerá no mês de novembro de 2022 no município de Caicó/RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5