Últimas:

Governo Federal vai investir R$ 17,6 milhões para recuperação da Barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) assinaram, nesta terça-feira (11), ordem de serviço para início imediato das obras de recuperação e modernização da Barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba, a ser executada com repasse de R$ 17,6 milhões da União. A estrutura recebe as águas do Eixo Norte do Projeto São Francisco e sua recuperação trará eficiência na chegada do recurso hídrico à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

A barragem abastece o município de Cajazeiras, que fica a 470 km da capital João Pessoa, e o distrito de Engenheiro Ávidos, beneficiando 61,4 mil pessoas. Além disso, a intervenção oferece suporte hídrico ao açude São Gonçalo, permitindo o uso da água para irrigação e o controle das cheias do Rio Piranhas.

“Esta é uma obra extremamente relevante para o Nordeste setentrional. É a continuidade do Eixo Norte do Projeto São Francisco. O último estado do Nordeste setentrional que vai receber as águas do São Francisco é o Rio Grande do Norte e esperamos que isso ocorra no final deste ano”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Nós sabemos a alegria do nordestino na hora que ele passa a saber que tem segurança hídrica, tem água de qualidade e tratada em suas torneiras. Isso, para nós, é um espetáculo”, ressaltou.

A barragem modernizada terá capacidade de acumular até 255 milhões m³ de água. A partir daí, as águas do Eixo Norte poderão chegar em grandes volumes à Paraíba e seguirão pelo leito do Rio Piranhas-Açu até o Rio Grande do Norte, chegando então no Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, já no estado potiguar.

O ministro ressaltou ainda a importância do Projeto São Francisco para o povo nordestino. “Tenho tido uma oportunidade e uma rara condição de estar à frente deste ministério neste momento em que o Nordeste está, literalmente, sendo abraçado. Nós estamos permitindo que haja ferramentas para que a população possa se emancipar. A segurança hídrica é o que permite isso. Que a indústria se instale, que o comércio se estabeleça, que haja o tratamento da água, do esgoto, do resíduo sólido”, enfatizou.

Além do ministro, também participaram da cerimônia o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Fernando Leão, a senadora Nilda Gondim e os deputados federais Wilson Santiago, Leonardo Gadelha, Edna Henrique e General Girão.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5