Últimas:

Governo do RN promove curso sobre segurança de barragens

O Governo do Estado, em parceria com a Agência Nacional de águas (ANA), está promovendo o curso de Segurança de Barragens. As atividades foram iniciadas nesta quarta-feira, 15, e unem a teoria, em palestras de especialistas, e prática, com visita técnica a barragem de Campo Grande, no município de São Paulo do Potengi, na região Agreste potiguar. A abertura do curso foi realizada com a presença da Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, do Diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do RN (IGARN), Josivan Cardoso, do Coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Eliseu Dantas, e do Especialista em Recursos Hídricos, Marcus Vinícius Oliveira, e Analista de Infraestrutura, Helber Viana, ambos da ANA.

O projeto é uma iniciativa do IGARN, órgão que executa a política estadual de recursos hídricos. Segundo o Diretor-presidente do instituto, Josivan Cardoso, o objetivo da capacitação é ampliar o conhecimento dos técnicos na fiscalização de barragens. “Escolhemos especialistas capacitados para que todos os presentes possam enriquecer sua perícia e identificar possíveis problemas, e assim as correções necessárias sejam aplicadas dentro da lei de segurança de barragem”.  Josivan também lembrou que o Rio Grande do Norte é pioneiro nesse tipo de treinamento. “Esse é o primeiro curso no Brasil. A Agência Nacional de Águas pretende ampliar a formação para outros estados”, informou.

O principal órgão de proteção contra desastres do Rio Grande do Norte, a Defesa Civil, auxilia as coordenadorias municipais e realiza ações de contingência em todo o Estado. O Coordenador, Eliseu Dantas, explicou que o grupo inscrito fará visita técnica à barragem de Campo Grande, na sexta-feira (17) auxiliando o conhecimento aprendido na teoria. “Aqui vamos estudar os conceitos e quando formos ao município de São Paulo do Potengi, poderemos fazer a fiscalização e observar as reais necessidades de uma barragem na prática”, disse.

A Defesa Civil do Estado convidou seis municípios, que têm barragem nas suas proximidades, para participar do evento: Assu, Apodi, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Santa Cruz. No total, foram 35 inscritos no curso de Segurança de Barragens, entre representantes e colaborares da ANA, IGARN, Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, e defesas civis municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5