Últimas:

Governo do RN conclui substituição da parte hidromecânica na Barragem de Pataxó

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, concluiu nesta sexta-feira (25/02) a recuperação da parte hidromecânica da Barragem de Pataxó, localizada no município de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu. O reservatório integra a bacia dos rios Piancó-Piranhas-Açu e vinha sofrendo nos últimos anos com problemas operacionais na comporta.

As ações no reservatório iniciaram no final de 2021, após uma série de reuniões entre Semarh e a comunidade do entorno da barragem. Em seguida, após audiência pública no Gabinete Civil, com a Governadora Fátima Bezerra, ficou deliberado que o Governo do Estado adotaria duas providências: colocar em operação a comporta do reservatório para controlar eventuais cheias e realizar uma relicitação das obras de recuperação da parede do açude, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, processo que já foi reaberto.

“É importante que se diga que essa primeira providência já foi tomada e que, nesse momento, o sistema hidromecânico da comporta da Barragem de Pataxó já foi recuperado. Tivemos uma ação bastante ágil para a realização do serviço, uma vez que a população da comunidade estava sob risco de cheias com a possibilidade de inverno na região. A outra medida, essa bem mais definitiva, será a recuperação da parede da barragem, nós vamos dar prosseguimento para que as obras inicie ainda este ano”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, João Maria Cavalcanti.

Construído no início dos anos 1950 pelo DNOCS, no leito do rio de mesmo nome, Pataxó tem capacidade para 15 milhões de metros cúbicos e está atualmente com 3 milhões (20,3%), segundo medições divulgadas pelo Igarn. As águas são usadas para abastecimento da comunidade, que tem 400 moradores; na produção agrícola e de pescado.

De acordo com o secretário adjunto da Semarh, Carlos Nobre, “a previsão é de que tenhamos a recuperação total da parede do reservatório. Está previsto tanto o alargamento do coroamento da parede, de 4 para 6 metros, e da altura em 1,5 metros. Esse projeto está sendo conduzido no âmbito do empréstimo do banco mundial e o edital de licitação já foi lançado e a abertura das propostas deve acontecer agora no dia 07 de março. Com certeza, o mais rápido possível, vamos ter uma empresa contratada para se fazer a recuperação total da parede da Barragem do Pataxó”, destacou ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5