Últimas:

Frente Parlamentar das Águas do RN anuncia 2ª Caravana virtual

A 2ª Caravana das Águas, realizada pela Frente Parlamentar das Águas do Estado do Rio Grande do Norte, acontecerá de maneira virtual no dia 21 de maio de 2021 com representantes governamentais e a sociedade civil dos territórios do Seridó, Alto Oeste, Sertão do Apodi, Vale do Açu, Mossoró, Sertão Central e entorno.

Tais regiões serão diretamente beneficiadas com a Transposição do São Francisco no Rio Grande do Norte. O intuito é identificar a situação atual da execução dessa importante obra e intensificar a cobrança política pela conclusão.

O projeto prevê que a recarga hídrica da Transposição do São Francisco abastecerá o Rio Grande do Norte a partir de dois pontos: sendo um no Seridó e outro no Alto Oeste. As águas chegarão pelo Seridó por meio do Rio Piranhas, no município de Jardim de Piranhas, e daí se destinará ao suprimento das Barragens Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves.

Neste caso, os municípios seridoenses esperam o atendimento de 100% de sua população pelo Projeto Seridó de integração de adutoras. O curso da água levará ainda ao atendimento da produção irrigada do Vale do Açu e os abastecimentos para o uso doméstico por meio das adutoras que atendem as populações do Sertão Central e do Médio Oeste/Sertão do Apodi.

No Alto Oeste, a previsão é que através da construção do ramal do Apodi, as águas desemboquem em José da Penha e de lá sigam caminho para a Barragem de Pau dos Ferros, depois para a Barragem de Apodi e, finalmente, cheguem a Mossoró. Os sistemas de adutoras responsáveis pelos abastecimentos domésticos e dos sistemas produtivos do Alto Oeste e Médio Oeste/Sertão do Apodi serão amplamente beneficiários da vazão adicional que será fornecida pela Transposição.

De acordo com informações oficiais, cerca de 95% da obra foi concluída, o que favoreceu a chegada das águas em Pernambuco, Ceará e Paraíba. O Rio Grande do Norte é o único dos quatro Estados receptores que não pingou uma gota do ‘Velho Chico’. A posição geográfica coloca o nosso território no ponto final de recebimento. Esta é a principal razão de articulação interterritorial para defender a conclusão da obra que reforçará a segurança hídrica para o consumo humano e a produção em mais da metade do solo potiguar.

O evento terá a realização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte através da Frente Parlamentar das Águas e acontecerá em parceria com os comitês das bacias hidrográficas do Piancó-Piranhas-Açu e Apodi-Mossoró, Fórum Alto Oeste pelas Águas do São Francisco, OAB Subseção Pau dos Ferros, ADESE, FETARN, FETRAF RN, ASA Potiguar e a Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros. Conta ainda com a participação dos sindicatos, organizações não governamentais, vereadores/as prefeitos/as e parlamentares da bancada federal do RN.

Dr. Paulo Varela, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu tem um recado especial pra vocês…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5