Últimas:

“Estamos esperando chuvas dentro da normalidade”, afirma Gilmar Bristot

A previsão é do meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot. Ele participou da 19ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, no município de Sousa/PB e fez uma apresentação com o tema: “previsões climáticas para o Nordeste, com foco para o Estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte em 2019”.

De acordo com a apresentação a previsão climática é a seguinte: ‘A atual configuração das condições oceânico-atmosféricas globais, bem como do resultado de modelos de previsão climáticas de instituições nacionais e internacionais, indicam a tendência das chuvas ocorrerem próximo da média histórica no semiárido entre os meses de dezembro a fevereiro de 2019’.

Em contato com a imprensa presente na 19ª Reunião Ordinária, Gilmar ressaltou que “espera chuvas dentro da normalidade, como a AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba) tem previsto e nós estamos referendando. Chuvas próximas da normalidade não impede que alguns municípios tenham chuvas acima do normal”.

Sobre a possibilidade de recarga nos reservatórios, o meteorologista da Emparn adiantou que é preciso analisar algumas condições para que se possa ter um diagnóstico. “Levamos em consideração alguns fatores para a questão dos reservatórios. Depende da qualidade da chuva, das características do reservatório e da bacia que joga a água para dentro do reservatório. O Piranhas-Açu, por exemplo, é uma bacia enorme e que tem vários açudes dentro. Teria que ter chuvas concentradas, com grandes escoamentos que drenasse para dentro do açude para que ele tenha uma recarga expressiva”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5