Últimas:

Educação e ciências ambientais em recursos hídricos são o tema do próximo Webinar de Capacitação da ANA

Em 4 de junho, quinta-feira, a Agência Nacional de Águas (ANA) realizará o webinar com tema PROFCIAMB: Educação e Ciências Ambientais em Recursos Hídricos. Realizado em parceria com as universidades do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), o seminário on-line acontecerá a partir das 17h e poderá ser acessado gratuitamente pelo link http://encurtador.com.br/bhK14.

Nesta edição do Webinar de Capacitação da ANA estão confirmados o professor de Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do PROFCIAMB, Tadeu Fabrício Malheiros, e o especialista em recursos hídricos da Agência Jair Silva. A coordenadora de Capacitação da ANA, Renata Maranhão, ficará a cargo da moderação do seminário on-line.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2015, o PROFCIAMB deu início a suas atividades no ano seguinte tendo como foco na formação de aproximadamente 150 professores da rede de ensino básico em todo o País na temática da água. Nesta iniciativa a ANA investiu R$ 2,84 milhões. Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos.

Nove universidades públicas oferecem o mestrado: Universidade de São Paulo (USP), que coordena a rede nacional; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade de Brasília (UnB).

O PROFCIAMB busca possibilitar a formação continuada de professores da educação básica em nível de mestrado profissional, sendo uma ponte de integração das universidades com as escolas de educação básica. O objetivo é possibilitar que temas de pesquisas na temática das Ciências Ambientais alcancem as redes municipais, estaduais e escolas técnicas federais, chegando aos alunos de tais instituições. Assim, a ideia é contribuir para produção, difusão e aplicação de conhecimentos didáticos e metodológicos relacionadas às questões socioambientais.

Próximos Webinars de Capacitação da ANA

  • 18/06/2020 (quinta-feira): Política Nacional de Segurança de Barragens.
  • 25/06/2020 (quinta-feira): ProfÁgua: Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.

Todos os webinars da ANA estão disponíveis em no canal da Agência no YouTube (www.youtube.com/playlist?list=PLdDOTUuInCuzz4MwUVxy3dcZkUckrQocb) e no site da ANA (www.ana.gov.br/videos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5