Últimas:

Comissão vai propor uma nova vazão para o Canal do Pataxó

A Comissão de Acompanhamento de Alocação de Água do Sistema Hídrico formado pelos reservatórios Armando Ribeiro Gonçalves e Mendubim realizou reunião na manhã desta quinta-feira (19/08), no auditório do Sindicato dos trabalhadores/as rurais e da agricultura familiar do município de Ipanguaçu, para discutir o aperfeiçoamento do modelo de gestão para o das águas do Canal do Pataxó, na região do Vale do Açu. Entre os principais encaminhamento está a possibilidade de aumentar a vazão da água que sai da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e é distribuída através do Canal do Pataxó.

“Estamos sensível com o pleito dos agricultores para o aumento da vazão, já que o canal está liberando 960 l/s e já está no seu limite. Ele não tem uma capacidade grande de gestão, mas nós vamos conversar com a comissão, com o Comitê de Bacia e com a ANA para encontrar a melhor alternativa. Além disso, vamos ver outras medidas importantes como o desperdício de água ao longo do canal que vem diminuindo a vazão e impedindo a chegada das águas para os agricultores de Ipanguaçu/RN”, explicou Auricélio Costa, presidente do IGARN.

Durante a reunião, também ficou decidido que serão executadas alguma ações ao longo do canal. “Vamos contar com o apoio das prefeituras de Itajá e de Ipanguaçu para podermos, juntos, fazermos alguns serviços emergenciais no canal. Por exemplo: limpeza das margens, tapamento de alguns vazamentos de grande porte e a reforma do canal, como já foi anunciado pela Governadora Fátima Bezerra”, destacou o presidente do IGARN.

Para o presidente da Comissão, Procópio Lucena, “as várias demandas dos agricultores irrigantes são justas e requerem análise e entendimentos por parte do sistema de recursos hídricos de quais fatores vem contribuindo para esse falta água dos irrigantes no final do rio pataxó.  É evidente que a causa não é só vazão reduzida e por essa razão é necessário o envolvimento das prefeituras, agricultores e governo do estado, através da SEMARH/ IGARN para de forma articulada e planejada cuidarem da infraestrutura do canal, cadastramento dos usuários, outorgas de uso de água e fiscalização ao longo do canal e rio pataxó”, disse.

Ainda de acordo com ele, “diante da urgência para salvar os plantios dos agricultores familiares devemos envidar esforços coletivo para que as águas cheguem a todos, em primeiro lugar, porém evitando os desperdícios do precioso líquido. Enquanto presidente da comissão vou levar a solicitação de aumento de vazão de agua dos agricultores irrigantes do canal do pataxó para o coletivo da comissão avaliar e definir tecnicamente qual será a vazão emergencial possível e em seguida encaminharei a posição da comissão para a COMAR/ ANA analisar nosso posicionamento”, disse o presidente.

Participam da reunião representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Assembleia Legislativa, Prefeituras e Câmaras Municipais de Ipanguaçu e Itajá, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ipanguaçu e Itajá, representantes dos irrigantes e usuários de água do Canal do Pataxó.

Recuperação do Canal do Pataxó

O Governo do RN esteve representado pela Semarh, Igarn, Idema, Sape, Emater e Caern. O secretário da SEMARH, João Maria Cavalcanti, representando a governadora, assumiu o compromisso de fazer um diagnóstico urgente de toda situação estrutural do canal do pataxó, realizar o processo licitatório e em tempo recorde fazer a recuperação do canal.

“A Governadora Fátima Bezerra determinou que fosse feito o mais rápido possível, em virtude da sensibilidade do problema. Estamos no processo de licitação normal e nós vamos trazer as equipes do Governo do Estado aqui para o canal para que possamos agilizar. Temos um prazo de 90 dias para a licitação, mas se a gente conseguir fazer uma dispensa de licitação, esse prazo pode cair pela metade, mas já solicitei um relatório já para a próxima semana e vamos definir toda essa situação”, ressaltou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5