Últimas:

Comissão de Acompanhamento solicita ações que visam reduzir impacto de vertimento no Açude São Gonçalo

A Comissão de Acompanhamento de Alocação de Água do Sistema Hídrico dos Açudes Engº Avidos e São Gonçalo solicitou o fechamento das comportas do vertedor do Açude Eng. Avidos e o monitoramento e controle das válvulas do Açude São Gonçalo. O objetivo das duas ações é mitigar o impacto de um possível vertimento do Açude São Gonçalo sobre as atividades econômicas ribeirinhas a jusante deste, tendo em vista a ocorrência de chuvas recentes na bacia hidrográfica.

A solicitação foi feita a Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água – COMAR da ANA, através do Ofício Nº 001-2023, e a execução das ações será feita pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, em resposta que foi encaminha pela COMAR. Além das duas ações, foi solicitado ao DNOCS que alerte as populações ribeirinhas, Defesas Civis, Prefeituras e demais afetados a jusante e que instale lances de régua acima da cota 309m no Açude Eng. Avidos, para uma aferição mais precisa do comportamento do manancial.

Ainda no documento, a ANA solicita ao DNOCS a imediata abertura gradativa da descarga de fundo do reservatório açude de São Gonçalo, com acompanhamento contínuo dos impactos a jusante, visando a defluência inicial de uma vazão de 10 m³/s, com incrementos de 5 m³/s, até que a situação se estabilize a montante. A operação, segundo a ANA, deverá ser suspensa caso se verifiquem impactos a jusante. Além disso, foi solicitado ao DNOCS que aumente de imediato a abertura das comportas do vertedor do Açude Eng. Avidos, de forma a evitar risco de galgamento da ensecadeira da obra.

“São ações que visam fortalecer a gestão de água em prol do desenvolvimento socioeconômico da nossa bacia. Sempre temos gargalos, mas acredito que a gente segue monitorando a situação e vamos esperar passar esse período chuvoso para que a gente faça um retrospecto da nossa situação”, explicou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu, Waldemir Azevedo.

Clique aqui e veja o documento encaminhado pela Coordenação de Regulação de Usos em Sistemas Hídricos Locais (COMAR/SRE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5