Últimas:

CBH PPA e Projeto Vale Sustentável unem esforços para limpeza do rio Piancó-Piranhas-Assu em Carnaubais/RN

No último 22 de março, dia mundial da água, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Assu (CBH PPA), em parceria com o Projeto Vale Sustentável, realizou uma significativa ação de limpeza no rio Piancó-Piranhas-Assu, na cidade de Carnaubais/RN. A iniciativa contou com a presença do secretário da diretoria colegiada do CBH PPA, Raimundo Inácio, também representando a UERN, e do vice-presidente do Comitê Procópio Lucena, diretor-técnico do IGARN, juntamente com diversas outras autoridades e representantes da comunidade.

A ação, que envolveu cerca de 100 participantes, teve como objetivo principal promover a conscientização ambiental e o cuidado com os recursos hídricos da região. Munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sacos apropriados, os voluntários coletaram uma grande quantidade de resíduos, incluindo plásticos, garrafas, isopor, e outros materiais, que foram descartados inadequadamente nas margens do rio.

O Projeto Vale Sustentável, executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiro Agrônomos (ANEA) em parceria com a Petrobras, tem como missão não apenas a recuperação de áreas de reserva legal e preservação permanente, mas também a promoção de ações de educação ambiental e o fortalecimento da agricultura familiar e da pesca artesanal. Entre as atividades planejadas pelo projeto estão 36 limpezas de praias e rios na região.

Diante do sucesso da ação realizada em Carnaubais, a expectativa é que iniciativas semelhantes sejam replicadas em toda a calha do rio Piancó-Piranhas-Assu no próximo ano. A proposta é que além da limpeza, sejam realizados plantios de mudas, envolvendo não apenas entidades governamentais, mas também a sociedade civil, comissões, órgãos gestores, instituições de ensino, e diversos outros setores interessados na preservação dos recursos naturais da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5