Últimas:

Após aumento na vazão, Canal do Pataxó opera com 1200 L/s

A equipe do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), acompanhada por técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e pelo representante da Comissão de Alocação de Águas, Ezequias da Silva, esteve na manhã desta quarta-feira (25) no Canal do Pataxó para realizar o aumento da vazão defluída no curso do Canal. O aumento da defluência foi realizado após aprovação na comissão de acompanhamento ao termo de alocação de água do sistema hídrico ARG/Mendubim e autorização por parte da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

De acordo com a comissão e a ANA, a vazão pôde ser aumentada para 1200 L/s, com verificação concomitante das suas condições operacionais, evitando vazamentos e risco à sua estrutura. Ainda de acordo com o documento, nos próximos dias, caso seja necessário, será realizado o ajuste progressivo para atender demandas no Canal e no rio Pataxó, até a vazão máxima de 1500 L/s. Será realizada ainda uma fiscalização ostensiva do Canal e dos usos da água por ele atendidos por parte dos órgãos estaduais competentes.

Para o aumento da vazão de águas para o Canal do Pataxó a comissão e a ANA explicitou ainda a necessidade de recuperação imediata de vazamentos ou desvios existentes no Canal pelos órgãos competentes do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (Semarh e Igarn), devendo articular parcerias com as prefeituras locais e os usuários beneficiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5