Últimas:

AESA criará sistema estadual de informações de riscos agrohidroclimáticos para auxiliar agricultores

Os agricultores paraibanos ganharão uma importante ferramenta para escolher a hora certa de iniciar os plantios. A Agência Estadual de Gestão das Água da Paraíba, em parceria com Projeto Cooperar, criará o Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira), uma plataforma online de apoio a agricultura familiar com informações sobre tempo, clima, culturas agrícolas adequadas para cada município e as melhores épocas de plantio em cada região.

De acordo com o gerente-executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno Teodósio de Medeiros, a previsão é de que plataforma esteja pronta no segundo semestre de 2024. “O projeto Seira já está em andamento. Além da construção do portal agrometeorológico online, foram adquiridas 23 estações agrometeorológicas com intuito de alimentar os modelos agrometeorológicos e fazer a caracterização climática das 23 microrregiões geográficas da Paraíba, dando suporte regional ao produtor e o projeto já se encontra na sua fase de execução e implantação”, explicou.

O Seira disponibilizará informações como: áreas aptas ao cultivo das culturas agrícolas; calendário agrícola com indicativo de datas aptas de plantio; previsão de tempo e clima, diária, mensal e sazonal; alertas de possíveis ocorrências de estiagem no estado, inundações e outros eventos climáticos extremos; definição de culturas aptas à realidade geomorfológica; fenologia e produtividade.

“O agricultor saberá a data certa de plantar, a cultura correta para cada microrregião. Ele poderá checar as variáveis meteorológicas em tempo real. Como exemplos podemos citar: a quantidade de chuvas, temperatura, umidade, vento, radiação solar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica e umidade e temperatura do solo em até 60 centímetros de profundidade”, elencou Alexandre Magno.

Também estarão disponíveis dados relacionados a: prognósticos climáticos a curto e médio prazo de previsão do tempo, clima e sistema de alertas em tempo real; modelagem de zoneamento agrícola e de risco hidroclimático; informações hidrológicas das bacias hidrográficas; definição do calendário agrícola estadual, dentre outras informações. Em breve as informações estarão disponíveis no site aesa.pb.gov.br

Fonte: AESA/PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5