Últimas:

Aesa apresenta as previsões climatológicas para a quadra invernosa de 2024

Uma das temáticas apresentadas na 30ª Reunião Ordinária do CBH PPA desta quinta-feira (07) em Sousa/PB foi sobre as previsões climatológicas, quadra chuvosa 2024, para a Bacia, pelo Dr. Alexandre Magno Teodosio de Medeiros, Gerente Executivo de Monitoramento e Hidrometria da AESA.

Após uma profunda explicação sobre a influencia do El Nino na incidência de chuvas, Alexandre apresentou as previsões futuras para a quadra invernosa, que apontam para chuvas acima da média nos próximos três meses.

“Temos o resumo hoje que o fenômeno El Nino já enfraqueceu. Nós estamos num padrão de neutralidade. A chuva consolidou-se desde o mês de dezembro, tendo parâmetros aí totais acima da média e que o Atlântico está governando sobre o clima, com a sua área toda mais aquecida. Com isso, temos mais estabilidade na região e chuvas mais constantes. A tendência é com quadro que eu não tenho o El Nino mais, o Atlântico aquecido e os sistemas evoluindo satisfatoriamente, eu tenho uma tendência de chuvas de normal acima da média, mantendo esse padrão pelo menos até início do período chuvoso no setor. Para todo o Nordeste, na parte semiárida, principalmente nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Nort, e tambem o Ceará que está em pleno período chuvoso”, explicou Alexandre Magno.

Confira o video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5