Últimas:

1º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos contou com mais de 350 participantes

Mais de 350 pessoas participaram na semana passada do 1º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos: Semana em Defesa da Água. Estudantes, professores, pesquisadores e técnicos das áreas de meio ambiente e recursos hídricos de várias cidades prestigiaram o evento realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) no auditório da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa.

Para um dos coordenadores do grupo Águas Potiguara, Bruno Potiguara, o evento foi importante para entender como é feita a gestão dos recursos hídricos da Paraíba. “Além de poder compreender melhor os temas, participar do simpósio também é uma forma de resistência, de mostrar que nós temos feito nas comunidades e que as vezes passa desapercebido. E também convidar o governo e os comitês a pensarem junto conosco sobre as necessidades das microbacias”, afirmou Bruno que é ecólogo e trabalho como consultor técnico do grupo indígena do litoral norte paraibano.

O simpósio teve início no Dia Mundial da Água (22 de março) e foi encerrado nesta sexta-feira (24), com as palestras: “Os meios de comunicação e divulgação no Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos” e “A importância dos comitês de bacias hidrográficas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos”.

Na quinta-feira (23) foram realizadas palestras com os temas: Adequação ambiental de imóveis rurais na PB e o pagamento por serviços ambientais; Saneamento básico: distribuição, coleta e tratamento de recursos; e “Plano Estadual de Recursos Hídricos.

“O processo de atualização do plano foi concluído após 4 anos de muito trabalho. Foram analisadas todas as demandas de consumos: abastecimento humano, dessedentação animal, agrícola, indústria e aquicultura. É um planejamento de longo prazo para gerenciar nossos recursos hídricos até 2041”, afirmou o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Arnaldo de Araújo”.

Fonte: AESA/PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5