Esta semana marcou o início das reuniões de alocação de águas na Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu. Coordenada pela Agência Nacional de Águas e Meio Ambiente (ANA) com o apoio do Comitê da Bacia, as reuniões têm como objetivo discutir a distribuição dos recursos hídricos na região.
A primeira reunião ocorreu na terça-feira (04) sobre o Sistema Hídrico Santa Inês. A segunda reunião aconteceu na quarta-feira (05), no Sistema Hídrico Lagoa do Arroz, em Sousa/PB, seguida pela terceira reunião nesta quinta-feira (06) no Sistema Hídrico Curema/Mãe D’água, em Coremas/PB.
Ricardo Ramalho, presidente do CBH PPA, expressou sua satisfação com a participação e o progresso das discussões: “A avaliação que tenho desses três primeiros dias da alocação de Santa Inês, Lagoa do Arroz e Coremas Mãe d’Água é bastante positiva, na medida em que a gente contou com uma participação ampla dos atores envolvidos aí no sistema, a alocação é uma evolução nessa forma de gestão compartilhada.”
Ainda estão programadas seis reuniões de alocação nos sistemas hídricos Armando Ribeiro Gonçalves e Mendubim (04 de julho), Engenheiro Ávidos e São Gonçalo (09 de julho), Itans (17 de julho), Cruzeta (06 de agosto) e Marechal Dutra (07 de agosto).