Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (18), no Museu da Imagem e do Som (MIS), o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), lançou oficialmente o curta-metragem de animação “A Gotinha Nossa de Cada Água”. O evento marcou também a abertura da Semana da Água do Sistema dos Recursos Hídricos, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22 de março.
Baseado na cartilha de educação ambiental de mesmo nome, escrita pela servidora Inês Prata Girão, o filme conta, de forma lúdica e educativa, a jornada de uma gotinha d’água por todo o ciclo natural, ressaltando a importância do uso consciente da água e da gestão compartilhada dos recursos hídricos. A animação será apresentada a crianças do 4º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais, dentro do programa SRH na Escola.
O palco do evento reuniu autoridades que celebraram o avanço da educação ambiental no estado, entre elas o secretário dos recursos hídricos, Fernando Santana; o presidente da Cogerh, Yuri Castro; o superintendente da Sohidra, Marco Bica; o diretor técnico da Funceme, Hoilton Rios; o secretário-executivo do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Cassimiro Tapeba; e a autora do projeto, Inês Prata.
Durante sua fala, o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, destacou a importância da iniciativa: “Esse filme é um marco na educação ambiental do Ceará. Estamos investindo no futuro das nossas crianças, conscientizando desde cedo sobre a importância da preservação dos nossos recursos hídricos. A água é um bem precioso e precisa ser cuidada com responsabilidade e compromisso de todos.”
A autora da obra, Inês Prata, também compartilhou sua emoção com o lançamento: A autora da obra, Inês Prata, também compartilhou sua emoção com o lançamento: “Em meus 46 anos de atuação, este é um dia muito especial para mim e para a educação ambiental infantil. Levar essa novidade para as crianças, que serão as guardiãs da água no futuro, é uma grande satisfação. Espero que essa história encante e eduque muitas gerações sobre a importância da preservação da água em nossas vidas. A educação ambiental é essencial para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente.”
Durante a cerimônia, professores e parceiros que contribuíram para a disseminação da educação ambiental no Ceará foram homenageados com o título de “Amigos da Gotinha”. Entre eles, a professora Norma Almeida, da Universidade Estadual do Ceará; o professor Irismar Carlos Monte, de São Gonçalo do Amarante, além do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza.
Na sala imersiva do Museu, o público conferiu a estreia do filme, que leva às crianças cearenses a mensagem sobre a importância de cuidar da água. Além da exibição do curta, o momento também contou com apresentação musical das crianças da Fundação Raimundo Fagner, parceira do projeto de educação ambiental.