Últimas:

“Um momento histórico do ‘Parlamento das Águas’ no Nordeste”, destacou secretário do CBH PPA sobre o VI Encontro dos Comitês Afluentes do Rio São Francisco

A declaração é do primeiro secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Raimundo Inácio da Silva Filho, sobre a participação dele no VI Encontro dos Comitês Afluentes do Rio São Francisco. O evento aconteceu nos dias 15 e 16, na cidade de Penedo/AL e teve como tema: “Lei das Águas e gestão dos recursos hídricos na Bacia do São Francisco”.

“Foram dois dias de muitas discussões, diálogos, trocas de experiências e conhecimentos sobre as bacias hidrográficas do estado de Minas Gerais e os estados do Nordeste. Grosso modo além da discussão sobre a Lei 9433 e o PL 4546, foram apresentados todos os comitês participantes do evento. Cada comitê elencou as suas potencialidades, as suas ações e os seus desafios. A partir dessas exposições foi possível perceber que os problemas relacionados a todas as bacias hidrográficas desses territórios são muito semelhantes aos nossos”, explicou.

Um dos assuntos discutidos no evento foi a cobrança pelo uso da água, tema que também está em pauta no CBH PPA. “Discutiu-se também sobre a necessidade de implementação da cobrança, como forma, inclusive de reverter os recursos para as respectivas bacias. Por outro lado, foi bastante positiva a participação de todos os comitês dispostos em arregaçar as mangas e buscar mitigar todas as questões inerente a cada comitê e o cuidado com a água, dentro de uma perspectiva solidária entre os comitês do semiárido brasileiro”, destacou o primeiro secretário do CBH PPA.

Características do CBH PPA
O evento também foi uma oportunidade para apresentar as características de cada comitê de bacia presente no evento. “Tive a oportunidade de falar sobre as características da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Piranhas-Açu e do plano de trabalho (ações) e dos inúmeros desafios que teremos pela frente. Por fim parabenizei aos organizadores do evento e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) pelo apoio dado aos demais comitês, inclusive aos comitês receptores de água do São Francisco, como, por exemplo, os Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu e outros comitês dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte que também estiveram presentes no encontro e que necessitam se fortalecerem cada vez mais. Um momento histórico do “Parlamento das Águas” no Nordeste”, finalizou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5