Últimas:

São João do Sabugi: Comissão de acompanhamento da alocação de água solicita e comporta do Açude Santo Antônio é fechada

Por solicitação da Comissão de Acompanhamento da alocação de água do Sistema Hídrico Santo Antônio/Carnaúba e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, a comporta do reservatório Santo Antônio foi fechada no final da manhã desta terça (28), pelos técnicos da Projecte, empresa que presta serviço técnicos a ANA e o DNOCS. A vazão estava em 25l/s e após o fechamento ficou com vazão zero.

De acordo com José Procópio de Lucena, membro da diretoria do CBH-PPA o fechamento da comporta foi acatada pelos moradores e membros da comissão de acompanhamento ao termo de alocação do sistema hídrico Santo Antônio/Carnaúba, diante das chuvas no entorno do reservatório Santo Antônio, especialmente, na jusante, onde o rio Sabugi consegui acumular água.

“Fazia uma semana que estávamos avaliado a recargo do rio Sabugi neste trecho da jusante do reservatório e chegamos à conclusão técnicas que deveríamos fechar logo hoje em decorrência das chuvas que garantiram a melhoria hidrológica do rio. Essa vazão de 25 l/s tecnicamente não interfere significativamente no estado hidrológico do reservatório. Antes da recuperação da parte hidromecânico da comporta essa vazão durante muitos anos era de 30 l/s! Depois que conseguimos recursos e fizemos a recuperação temos controle muito eficiente da vazão liberada. A grande maioria das comportas não vedam totalmente e fica sempre um fileto d’água sendo liberado sem provocar nenhum prejuízo hidrológico”, explicou Procópio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5