Últimas:

RN: Região do Seridó receberá a I Assembleia da COP Clima do RN

A Semana do Meio Ambiente chega com uma boa notícia para o Seridó. A I Conferência Potiguar do Clima – COP/RN, que teve como objetivo debater os desafios da grave crise climática e do aquecimento global que assolam o planeta, especialmente sob a perspectiva do Rio Grande do Norte, vai realizar a primeira Assembleia do Clima do RN em Caicó, no próximo dia 25 de agosto.

“O Seridó é uma das regiões mais ricas do Estado e merece toda a nossa atenção. Realizamos a Conferência em Natal e o Seridó será nosso próximo destino. Esperamos contar com representantes das mais de 20 cidades que compõem a região, para fazermos um amplo debate sobre a necessidade de plantio, reciclagem de rejeitos e resíduos, entre outros pontos referentes às questões climáticas e suas consequências”, convocou o professor Robério Paulino, pós doutor em História da Economia e idealizador da COP Clima do RN.

A Conferência, que reuniu os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, convocou especialistas, estudantes e representantes dos setores públicos e privados e da sociedade civil, para refletir sobre os impactos das mudanças climáticas e construir, de maneira coletiva, saídas para questões como a degradação ambiental da Caatinga e a perda da biodiversidade potiguar. O evento resultou em uma carta compromisso aprovada em plenária realizada no dia 14 de abril de 2023, tendo como meta principal o plantio de até 5 milhões de árvores em todo o Estado, em um prazo máximo de 5 anos, por meio da instalação de viveiros nas cidades.

Para o acompanhamento dos compromissos firmados, ficou também instituído que seriam realizadas Assembleias trimestrais permanentes do Clima, de forma regionalizada, com início das inscrições em Caicó. A previsão é que, no dia 25 de julho, as inscrições, que serão gratuitas e abertas a todos os interessados, já estejam disponíveis no site da UFRN.

“O tema transversal da discussão no Município de Caicó será a relação da não destinação ambientalmente correta dos rejeitos e resíduos com as mudanças climáticas. A ideia é provocar a participação cidadã e engajada de todos os setores da sociedade e do Poder Público, para a concretização da democracia ambiental, participativa e sustentável”, reforçou Giovanna Burgos, defensora pública e Coordenadora do Núcleo de Caicó, que está realizando o evento junto com o Ilha Zero, a Cáritas Diocesana de Caicó e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5