Últimas:

Projeto de Reúso de água para irrigação foi apresentado durante a Reunião Ordinária do CBH PPA

O premiado projeto ‘Palmas para Santana’, desenvolvido pelo zootecnista Ivan Júnior, em 2014, em parceria com a prefeitura de Santana do Seridó e o Instituto do Semiárido – INSA, foi apresentado durante a 18ª Reunião Ordinária do CBH PPA. A apresentação foi feita pelo prefeito Hudson Brito, que destacou o projeto como uma experiência de reúso da água de esgoto para irrigação que vem dando certo no município seridoense.

“Nós temos o reúso de água de esgoto em nosso município, aonde nós temos uma oferta diária de esgoto de 250 mil litros de água. Nós gastamos apenas 30 mil litros por semana e temos um hectare de palma forrageira irrigada com essa água através do gotejamento, onde é reusada essa água. Ou seja, 20 mil pés de palma usa apenas 1 litro e meio de água por semana e nós temos uma produção programa de 400 toneladas de palma por ano”, destacou Hudson.

O projeto tem sido recebido vários prêmios, sobretudo de âmbito nacional. De acordo com o prefeito, “esse projeto foi destaque no Globo Rural nacional, depois no interTV rural e ainda recebemos visita diária de várias pessoas e universidades do Nordeste. É uma ideia que projetou Santana do Seridó nacionalmente e vai contribuindo na economia de água, principalmente porque a palma ajuda na alimentação do nosso rebanho. É uma cultura muito rica em água e que se adequa aos nossos rebanhos”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5