Últimas:

Presidente do CBH PPA destaca fortalecimento da gestão compartilhada durante Workshop sobre Governança da Água no Piancó-Piranhas-Açu

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Varella, fez uso da palavra durante a abertura do Workshop sobre Governança da Água no Piancó-Piranhas-Açu. Em sua fala, Varella destacou o fortalecimento da gestão compartilha de recursos hídricos na bacia e as ações que estão sendo desenvolvida para melhorar a uso da água entre a população que vive nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

“É preciso que a gente tenha gestão dos recursos hídricos, com infraestrutura adequada e uma distribuição equivalente. Nós estamos avançando nessa realidade com a alocação das águas dividindo, quando termina cada período chuvoso, para os habitantes dos dois estados até numa perspectiva de compartilhar mais do que dividir ou disputar. A voz da bacia hoje é o comitê numa dimensão bem ampla com os diversos segmentos da sociedade”, destacou.

Sobre os desafios da bacia, Paulo Varella destacou que, “são muitos desafios permanentes e que nós buscamos diariamente melhorá-los. Enfrentamos os desafios operacionais, nas dimensões da União ou até mesmo interinstitucional, de sustentabilidade do ponto de vista da cobrança pelo uso da água. Com certeza, estamos buscando caminhos para avançar em todas essas frentes. Além disso, é preciso destacar a grande solidariedade hídrica que existe entre Rio Grande do Norte e Paraíba, são dois estados que respiram juntos, sobretudo na questão das últimas secas que vivenciamos”.

Ainda sobre as decisões que são tomadas na gestão dos recursos hídricos, o presidente do CBH PPA ressaltou a importância das comissões de alocação. “As decisões na bacia estão sendo tomadas no nível do comitê. Atualmente, a gente não abre e não fecha nenhuma comporta sem que não passe pelas comissões que foram formadas para cada açude”, finalizou ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5