Últimas:

Paraíba terá rede pioneira de monitoramento de clima urbano

A Paraíba vai ganhar a primeira rede de monitoramento de clima urbano do Brasil. O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), vai instalar 73 novas estações climatológicas para monitorar o aquecimento nos municípios paraibanos mais populosos. As instalações fazem parte do Projeto de Segurança Hídrica.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno Teodósio, a Paraíba terá a primeira rede de monitoramento urbano do Brasil. “Teremos estações meteorológicas supercompletas que estão entre as mais modernas do mundo. Com estes equipamentos, nós formaremos uma rede de estudos do aquecimento urbano, uma rede pioneira em todo o país para monitorar as principais cidades da Paraíba”, informou. Para criar a rede, o Governo do Estado, por meio de um convênio com o Banco Mundial, está investindo R$ 7,5 milhões.

Estação climatológica é um instrumento científico que mede variações de temperatura, umidade do ar, vento, radiação solar, precipitação e pressão barométrica. “Com estes dados, nós temos o perfil local de todas as variáveis do clima e podemos estudar como ele se comporta. Com estas informações nós também podemos fazer comparativos de como estava o clima no passado e como está agora no presente”, completou Alexandre, lembrando que os equipamentos também informam umidade e temperatura do solo. Os dados ficarão disponíveis no site aesa.pb.gov.br .

Treinamento – Entre os dias 6 e 10 de março os técnicos da Aesa receberam uma capacitação promovida pela empresa responsável pela entrega e fabricação dos equipamentos. As aulas foram ministradas no escritório da gerência de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, em Campina Grande.

“Os técnicos puderam verificar todos os componentes, aprenderam como fazer a programação do equipamento, além da manutenção preventiva e corretiva”, concluiu Alexandre. As estações meteorológicas têm vida útil entre 7 e 10 anos. Além de Alexandre Magno, participaram do treinamento: Lindenberg Lucena da Silva, Danilo Erickssen Costa Cabral, Gustavo Fernandes Santos, Maria Marle Bandeira, Carmem Terezinha Becker, Adriano Teodosio de Medeiros, João Soares Adelino, Wellington Antônio Barbosa, André Soares Veloso, Hugo Villar Loureiro.

Fonte: AESA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5