Últimas:

Membros da diretoria do CBH-PPA participam de lançamento do 25º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em Natal/RN

Membros da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu prestigiaram na manhã desta segunda-feira (06) no auditório da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, da cerimônia de lançamento do 25º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas”, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de agosto em Natal, com o tema “Águas do Brasil, Governança, Adaptação e Desenvolvimento”.

O CBH-PPA esteve representado pelo presidente Waldemir Fernandes de Azevedo, o vice Francisco Auricélio de Oliveira e o 2º secretário, Jacodemes Garrido de Sousa, de Geny Formiga (membro titular do Comitê), de Emídio Gonçalves de Medeiros e Marcone de Medeiros Nunes (Escritório de Apoio ao CBH-PPA) e o engenheiro-agronômo e representante da ADESE, José Procópio de Lucena.

Presente ao evento a governadora potiguar, Fátima Bezerra destacou que o tema da água, especialmente para os nordestinos, “é mais especial ainda”, em virtude de estados como o Rio Grande do Norte e Paraíba terem a maior parte de seus territórios encravados no Semiárido.

Fátima destacou que a questão da água não é uma tarefa só do governo, mas da sociedade também. “A sociedade tem que entender e abraçar esta causa para que a gente possa adotar os caminhos necessários e adequados para essa questão do direito à água”.

Secretário de Recursos Hídricos do RN, Paulo Varela

O ex-presidente do CBH-PPA e atual secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, Paulo Varela, observou que o Comitê de Bacias “é um ente diferente do que estávamos acostumados a lidar. Eles trazem uma perspectiva da gestão democrática das águas.” Segundo Varela, nos últimos anos ocorreram retrocessos nos colegiados e comitês de gestões de águas, “razão pela qual se reveste de importância o lançamento do encontro de comitês em Natal.”

Coordenador nacional do Fórum de Comitês de Bacias, Luiz Carlos Souza e Silva disse que a presença da governadora Fátima Bezerra, do vice Walter Alves e de parlamentares no lançamento do 25° ENCOB, “mostra que a água volta a fazer parte da agenda política do País, que é o desejo maior dos representantes dos comitês de bacias.”

Lupércio Ziroldo Antônio

O governador honorário do Conselho Mundial da Água e presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias, Lupércio Ziroldo Antônio, lamentou que a água, apesar da importância para a vida no planeta, seja tratada de forma periférica nas questões de políticas públicas.

O lançamento do 25º Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas ocorreu na manhã desta segunda (6), no auditório Angélica Moura, da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, no Centro Administrativo de Lagoa Nova. O evento será realizado em agosto numa parceria entre o Governo do Estado – Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) – e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob).

O Rio Grande do Norte tem três comitês estaduais de bacias hidrográfica: Apodi-Mossoró, Pitimbu e Ceará-Mirim. O comitê Piancó-Piranhas-Açu é interestadual. A finalidade dos comitês é promover a gestão dos recursos hídricos, como unidade de planejamento e gestão, apoiando a consolidação das políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas. Os comitês participaram do ENCOB 2022 em Foz do Iguaçu e estiveram envolvidos na apresentação e aprovação de Natal para o ENCOB a ser realizado no ano de 2023.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5