Últimas:

Limpeza e manutenção da parede do Açude Itans são discutidas por entidades em Caicó

Principal reservatório de Caicó, o Açude Itans foi tema de uma reunião provocada pela Comissão Gestora do Açude, na manhã desta quarta-feira (13) no Escritório do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu. Da reunião participaram representantes do DNOCS, da Prefeitura e Câmara de Caicó, UFRN, IFRN, Defesa Civil, Ministério Público, pescadores e piscicultores, associações rurais e do próprio CBH-PPA.

Um dos assuntos discutidos foi a necessidade urgente de uma limpeza na parede do reservatório, que deverá ser feita através de parcerias com várias instituições. Na reunião, o DNOCS se comprometeu em implementar recursos da ordem de 1 milhão e 100 mil reais, na elaboração do Plano de Segurança e de Emergência do Açude Itans, além de um projeto de enrocamento da parede do Açude, utilizando pedras como forma de amenizar os impactos das ações do tempo,

Outro ponto abordado na reunião foi a realização de um estudo geofísico, através da Universidade Federal do RN, para saber se as carretas e carros pesados que passam pela rodovia que cruza o Açude, produzem impacto físico e mecânico na estrutura da parede.

De acordo com Procópio Lucena, secretário do CBH-PPA, também foi encaminhada durante a reunião uma demanda ao Instituto de Gestão de Águas do RN. “Nossa sugestão é de que o IGARN e outras empresas que usam drones, possam fazer um levantamento de quantos açudes tem na Bacia Hidrográfica do Itans, já que temos informações de que existem mais de 800 reservatórios, muitos que não são cuidados e que a depender de um bom inverno, correm risco de rompimento para dentro do açude Itans”.

Na reunião, uma das preocupações colocadas foi com a presença de lixo as margens do reservatório. “Refletimos sobre a necessidade de se realizar uma ampla campanha educativa e reunião no Itans com professores, agentes de saúde, Universidades para discutir a quantidade de lixo no entorno do Açude”, finalizou Procópio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5