Últimas:

Implementação das ações do Plano de Recursos Hídricos do Rio Piancó-Piranhas-Açu (PB/RN) atinge 60%

Nesta quinta-feira, 13 de maio, durante reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) por videoconferência, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apresentou o segundo estudo sobre a implementação das ações do Plano de Recursos Hídricos do Rio Piancó-Piranhas-Açu (PRH PPA). De acordo com a avaliação da ANA, o desempenho global de implementação das ações previstas chegou a 60,6% em fevereiro deste ano.

As ações do PRH PPA são divididas em três grandes grupos com um total de 63 iniciativas: Gestão de Recursos Hídricos, Estudos de Apoio, além de Estudos e Projetos de Medidas Estruturantes. Considerando todos eles conjuntamente, a implementação das ações saltou de 41,8% para 60,6% entre julho de 2019 e fevereiro de 2021 – últimos dois períodos de avaliação.

O maior avanço aconteceu no componente de Gestão de Recursos Hídricos, que passou de 49% para 76% no período, sendo que suas ações estão relacionadas à regulação, fortalecimento institucional do CBH PPA e consolidação dos instrumentos de gestão da água. Em Estudos de Apoio a evolução foi de 33% para 56%, enquanto para Estudos e Projetos de Medidas Estruturantes a variação foi de 40% para 48%. A ANA avalia que esse componente que menos avançou necessita de maior atenção, já que ele contém ações para aumentar a oferta de água e sua qualidade na bacia, assim como iniciativas para recuperar ou adequar a infraestrutura hídrica da região.

As conclusões do estudo da ANA servirão para o processo de revisão do Plano, que foi aprovado em 2016 com um horizonte de 20 anos para ser concluído, sendo que a cada cinco anos acontecem ciclos para que o PRH PPA seja implementado. Num contexto de baixa disponibilidade hídrica e elevada demanda de água – principalmente para abastecimento humano e irrigação – e de poluição decorrente da precária infraestrutura de saneamento das cidades, a gestão da água na bacia se torna ainda mais desafiadora. Com isso, a alocação de água e a operação dos reservatórios da região passam a ser questões centrais do Plano.

Essa análise de desempenho da implementação do PRH PPA faz parte tanto do processo de melhoria contínua da implementação dos planos de recursos hídricos, realizado pela ANA, quanto da revisão desses instrumentos de planejamento e de seus manuais operativos. Nesse sentido, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico está finalizando o Manual para Avaliação de Desempenho da Implementação de Planos de Recursos Hídricos, o qual poderá ser usado por instituições envolvidas na implementação de ações e projetos dos planos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5