Últimas:

Governo do RN divulga programação da Semana da Água 2023

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, um bem essencial à vida em nosso planeta. Reconhecendo a importância da água, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte promove a Semana da Água 2023.

A data comemorativa foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e escolhe um tema anualmente a ser discutido, promovendo debates e buscando soluções para melhor preservação e uso da água.

O tema mundial deste ano é Acelerando Mudanças: Seja a mudança que você deseja ver no mundo, e faz referência à fábula do beija-flor que tenta apagar o incêndio em uma floresta com gotas d’água. A ONU propõe que cada um de nós seja como um beija-flor, isto é, faça a sua parte na conservação e preservação do meio ambiente.

De 27 a 31 de março, serão realizadas diversas atividades como palestras, roda de conversas, mesa-redonda, minicursos e exposições em diferentes municípios do estado, com o objetivo de dialogar sobre políticas públicas e soluções para a crise global de água e saneamento.

Paulo Varella, secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, enfatiza a importância do evento “É essencial para pensarmos a gestão dos recursos hídricos em nosso estado para que possamos garantir segurança hídrica e desenvolvimento para a população”.

A abertura será na segunda-feira (27), às 9h no Auditório do Parque das Dunas e contará com a presença dos órgãos que integram o Sistema de Recursos Hídricos do estado, comitês de bacias hidrográficas (CBHs), IFRN e UFRN. A abertura terá a mesa-redonda Conservação da água e uso adequado do esgotamento sanitário. Você faz a sua parte? e exposição sobre o Projeto Potengi. À tarde (15h), no Centro Educacional União (CEU), será realizada a palestra sobre atividades desenvolvidas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu e sua importância para o meio ambiente e sociedade.

Na terça-feira (28), às 9h, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reinaugura o Centro de Treinamento com uma nova proposta e novo nome: Circuito das Águas. O espaço está totalmente reformado e equipado para receber estudantes e promover a educação ambiental. O Centro de Treinamento Circuito das Águas será utilizado como uma minicidade, onde crianças e adolescentes poderão aprender sobre a importância da água, do saneamento básico e da preservação do meio ambiente. Durante a visita, os participantes visualizam o caminho que água faz, desde a captação em um açude até o retorno para a natureza. Durante a tarde e em formato inaugural, o Circuito das Águas recebe os alunos do Colégio Elevar.

O diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, destaca a importância da população utilizar a água de forma consciente e as ações da Companhia. “Estamos comprometidos em fazer a nossa parte, dentre elas, modernização de sistemas, combates às perdas e investimentos em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário”.

Na terça-feira (28), também teremos atividades realizadas em Lajes, iniciando às 9h com a Caminhada Trilha da Água, com ação de limpeza do rio e plantio de mudas. Às 14h, o CBH Ceará-Mirim promove a 1ª Reunião Ordinária do comitê, no campus IFRN.

O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) tem a missão de fazer a gestão e incentivar o uso adequado das águas para garantir a sua oferta em quantidade e qualidade para a população. Auricélio Costa, diretor-presidente do Igarn, salienta que o tema escolhido pela ONU é uma oportunidade de acelerar as ideias e atitudes necessárias para garantir a água e o saneamento, essenciais para a saúde das pessoas. “Precisamos refletir sobre ações sustentáveis em relação ao uso e consumo além do compromisso de mudanças nas ações de trato da água”.

Na quarta-feira (29), às 10h, haverá a palestra Procedimentos Básicos de outorga e utilização do Sistema de informação para consultores, que será transmitida via Google Meet através do link https://meet.google.com/ezm-vtzw-quf. Durante a tarde, Idema e Igarn realizam a palestra intitulada de Avaliação preliminar sobre os níveis de eutrofização dos principais reservatórios artificiais e lagoas do Estado com base nos dados do Programa Água Azul (2008-2016) e do Programa Qualiágua (2017-2023). Serão divulgados os dados sobre a qualidade dos principais reservatórios e lagoas do estado, trabalho de monitoramento da qualidade da água realizado pelos dois órgãos. A palestra começa às 14h e será transmitida através do Youtube, no canal do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA).

Na quinta-feira (30), a programação segue na UFERSA em Pau dos Ferros a partir das 8h, com a Reunião do CBH Apodi-Mossoró. Às 9h, ocorre a mesa-redonda sobre a competência e funcionamento do Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Hídricos do RN. O Idema também transmitirá às 14h, em seu canal no Youtube, o minicurso Educação Ambiental: Por um RN Sem Chamas – A influência das queimadas e incêndios florestais no ciclo da água.

Na sexta-feira (31), o encerramento do evento será no Anfiteatro do Parque das Dunas de Natal, a partir das 9h, e teremos duas rodas de conversas: a primeira sobre o monitoramento de qualidade da água e, em seguida, a implementação da Política de Reúso no Estado do Rio Grande do Norte. A Caern fará exposição de maquetes das réplicas das ETA de Extremoz e ETE do Jardim Lola e Baldo e haverá aplicação de questionário de aferição de percepção ambiental (UFRN/EAJ). Ainda na sexta-feira, será realizado o minicurso Orientação sobre o funcionamento dos chafarizes no RN: Aspectos Legais e Responsabilidade Técnica. O minicurso inicia às 9h e será transmitido via Google Meet no link https://meet.google.com/dxw-mhbw-vhg. O encerramento do evento também conta com a participação do setor DTHA (Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar) da SESAP para tratar sobre as boas práticas na epidemiologia envolvendo água e alimentos.

Como participar?

Acompanhe a programação completa da Semana da água 2023 no instagram @semarhrn @igarn @caern115 e @idemarn. Para participar do minicurso e palestra oferecidos pelo Idema, acesse https://www.youtube.com/user/idemasocioambiental

Organização

A Semana da Água 2023 é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). O evento conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ster Bom e dos comitês de bacia hidrográfica dos rios Ceará-Mirim, Pitimbu, Apodi-Mossoró e Piancó-Piranhas-Açu.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA (27)

9h – Abertura
10h – Mesa-redonda: Conservação da água e uso adequado do
esgotamento sanitário. Você faz a sua parte?
11h – Exposição: Apresentação do Projeto Potengi – Local: Anfiteatro do Parque das Dunas de Natal
15h – Palestra:Atividades desenvolvidas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu e sua importância para o meio ambiente e sociedade – Local: Centro Educacional União (CEU)

TERÇA-FEIRA (28)

9h – Lançamento do projeto Circuito das Águas – Local: CAERN – Sede da Administração Central
9h – Caminhada “Trilha da Água” – caminhada da quadra central até a ponte abaixo da BR pela calha do rio Ceará-Mirim. Ação de limpeza do rio e plantio de mudas – Local: Lajes/RN
14h – 1ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim – Local: Campus IFRN (Lajes/RN)

QUARTA-FEIRA (29)

10h – Palestra Procedimentos Básicos de outorga e utilização do Sistema de informação para consultores – Local: via Google Meet
14h – Palestra/Exposição – Avaliação preliminar sobre os níveis de eutrofização dos principais reservatórios artificiais e lagoas do Estado com base nos dados do Programa Água Azul (2008-2016) e do Programa Qualiágua (2017-2023) – Local: Canal do IDEMA no YouTube

QUINTA-FEIRA (30)

8h – Reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró
9h – Mesa redonda: Competência e funcionamento do Sistema Integrado de Gestão Recursos Hídricos do RN – Local: UFERSA (Pau dos Ferros)
14h – Minicurso Educação Ambiental: “Por um RN Sem Chamas – A influência das Queimadas e Incêndios Florestais no Ciclo da Água” – Local: Canal do IDEMA no YouTube

SEXTA-FEIRA (24)

9h – Minicurso: Orientação sobre o funcionamento dos chafarizes no RN: Aspectos Legais e Responsabilidade Técnica – Local: via Google Meet
9h – Roda de conversa: Monitoramento de qualidade da água – Como atua cada ente do Sistema Estadual de Recursos Hídricos
10h30 – Roda de conversa: A implementação da Política de Reúso no Estado do Rio Grande do Norte
11h30 – Exposição de maquetes (CAERN): Réplicas das ETA de Extremoz e ETE do Jardim Lola e Baldo e aplicação de questionário de aferição de percepção ambiental (UFRN/EAJ)
Participação do setor DTHA (Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar) da SESAP tratando sobre as boas práticas na epidemiologia envolvendo água e alimentos.
12h – Encerramento Semana da Água – Local: Anfiteatro do Parque das Dunas de Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5