Últimas:

Em Jardim de Piranhas, Governo do RN discute aumento no barramento dentro do Rio Piranhas

Representantes do Governo do RN realizaram visita no leito do rio Piranhas nesta sexta-feira (23/07) com o objetivo de discutir um aumento no nível do barramento já existente dentro do rio Piranhas, que fica embaixo da ponte do rio no município de Jardim de Piranhas. A ideia é aumentar aproximadamente 20 centímetros, o que elevaria a capacidade de abastecimento para os municípios de Caicó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas e São Fernando. A obra de elevação no nível ficará sob a responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do RN, Caern.

“Já está acordado, a Caern vai elevar esse nível aqui na sacaria de Jardim de Piranhas, e esta cota de água vai ser mantida. Inclusive vamos incluir na sacaria um envelopamento de concreto para colocar uma tubulação com registro para fazer liberação de água nas comunidades a jusante dessa sacaria. Com esse serviço, vamos aumentar a capacidade de abastecer, a Caern vai fazer os estudos para saber qual é a melhor maneira de melhorar esse abastecimento”, explicou João Maria Cavalcanti, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN.

Participaram da visita técnica o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), Paulo Varella; o segundo secretário do CBH PPA, Procópio Lucena; e diretores da Companhia de Água e Abastecimento do Rio Grande do Norte – Caern.

“Nós temos um acordo com a Paraíba de que essas águas que vem do Açude Curemas não devem chegar até a Barragem de Oiticica e, por consequência, até a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Por isso, a visita técnica teve o objetivo de analisar como melhorar esse barramento aqui no rio de forma que a gente eleve o nível para não faltar águas nas cidades aqui do entorno, mas também não permita transferência de água do sistema Curema/Mãe D’Água para o Armando Ribeiro Gonçalves”, destacou o presidente do CBH PPA, Paulo Varella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5