Últimas:

CBH PPA visita captação da Cagepa em São Bento/PB

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, Procópio Lucena, acompanhado do membro do comitê, Josué Diniz, e do técnico da Cagepa, José Erismar (Mazinho), visitou na tarde desta segunda-feira (29/05) a captação de água da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), em São Bento/PB O objetivo foi monitorar o volume d’água disponível para abastecimento humano e animal na calha do rio, entre os municípios de Coremas e São Bento, no estado da Paraíba.

“Esse processo de gestão sistemática busca reduzir a defluência do açude de Coremas, prolongando o máximo possível a disponibilidade hídrica até o próximo inverno”, disse Procópio Lucena.

O presidente do CBH PPA ainda enfatizou a necessidade, urgente, da Cagepa construir uma soleira de nível para tornar mais eficiente o barramento da água, bem como efetivar a fiscalização, limpeza e obstrução do rio. “Além disso, buscamos uma ação planejada da Cagepa para o processo de racionamento, rodízio e reuso de água visando economia desse bem comum e fundamental para a vida”.

Ainda de acordo com Procópio, “a defluência de Coremas neste momento é de 1,5 m3/s e diante das condições hídricas observadas na captação da Cagepa, em São Bento, o sistema de gerenciamento de recursos hídricos estuda a possibilidade técnica de reduzir essa defluência para 1,2 m3/s”, explicou ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5