Últimas:

CBH PPA participa de Audiência Pública da ALRN que discutiu conclusão de obras hídricas da região Seridó

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu participou na manhã desta sexta-feira (03/03) da Audiência Pública sobre as Obras Hídricas do Seridó, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e que foi realizada no município de Jardim do Seridó. O CBH PPA esteve representado pelo Presidente, Waldemir Azevedo, e pelo Vice-Presidente, Auricélio Costa. Francisco de Assis e José Vanderli, representantes da ADESE, e Emídio Gonçalves, representando o Escritório de Apoio ao comitê, também estiveram presentes.

“Vivemos em uma região com carência de água, então todo encontro que vise discutir as questões hídricas é de tamanha importância. A Barragem Passagem das Traíras é fundamental para o nosso gerenciamento hídrico e está passando por uma reparação urgente e precisa ser concluída e esperamos que seja solucionado de vez esse problema. O Comitê tem interesse na conclusão dessa obra assim como todas as outras que estão acontecendo na bacia”, explicou Waldemir Azevedo, Presidente do CBH PPA.

Durante as exposições com relação à recuperação do reservatório Passagem das Traíras, no município de Jardim do Seridó, foi colocado que as obras só estarão concluídas em julho, quando já tem passado o período chuvoso na região, não havendo possibilidade de recarregamento do reservatório, o que é uma preocupação para o sistema de abastecimento.

De acordo com a justificativa do deputado propositor da audiência, Francisco do PT, é importante a criação de políticas de convivência com a seca e de abastecimento das populações urbanas e rurais que perpassam pelo Projeto Seridó, um conjunto de mais de 300 quilômetros de adutoras que integrarão os reservatórios já existentes na região, a fim de impulsionar o seu desenvolvimento socioeconômico.

O tema foi debatido por mais de três horas, por deputados, prefeitos e vereadores de municípios do Seridó e por autoridades ligadas ao setor de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte. Ao final das exposições e discussões, o deputado Francisco anunciou que vão ser adotadas providências para acompanhar o andamento das obras.

“Estamos propondo à Frente Parlamentar das Águas para a gente fazer uma viagem de visitas a todas as obras hídricas que já foram iniciadas e não concluídas, com base no que foi discutido nesta audiência. Vamos ao Complexo Oiticica, à Passagem das Traíras e ao Projeto Seridó para que se tenha uma posição real de como estão esses trabalhos, se estão parados e qual a previsão para a conclusão”, afirmou Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5