Últimas:

CBH PPA sugere uma série de medidas para minimizar colapso nos municípios do baixo Açu

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, Procópio Lucena, sugeriu uma série de medidas para minimizar o colapso de água nos municípios do baixo açu, que enfrentam dificuldades no abastecimento. O assunto foi tratado em reunião na manhã desta segunda-feira (11/09) na sede do Gabinete Civil do RN, em Natal. A reunião contou com a participação de representantes do Governo do Estado, prefeitos e vereadores dos municípios afetados.

“Estamos sugerindo várias ações e entre elas a limpeza do rio Piranhas-Açu em parceria com os prefeitos da região, Caern e ANA, de forma que se tenha uma calha central no rio para que a água possa fluir de forma mais livre e rápida. Isso significa a necessidade de eliminar um conjunto de canais de proximidade que diminui o fluxo da água no rio. Além disso, citamos durante a reunião que é fundamental a manutenção das regras estabelecidas no termo de alocação de águas e a manutenção da fiscalização pela ANA, com a colaboração do IGARN de forma contínua em todo trecho do rio Pirnhas-Açu”, destacou Procópio Lucena.

Durante a reunião foi exposto que durante fiscalização no leito do rio Piranhas-Açu foi detectado que canais que captam as águas do Rio Açu foram aprofundados por produtores e com isso desviando um volume de água maior do percurso natural do Rio Açu, que já está com volume menor por conta da seca, diminuindo a disponibilidade hídrica a jusante fazendo com que os demais usuários, e principalmente, o sistema de abastecimento, realizado pela Caern, para as cidades de Pendência, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré, além de Carnaubais e comunidades, entre em colapso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5