Últimas:

ANA autoriza fechamento da comporta do Açude Santa Inês, no vale do Piancó

A Agência Nacional de Água e Saneamento Básico – ANA autorizou a manobra para fechamento da válvula de descarga do Açude Santa Inês, reservatório que integra a bacia dos rios Piancó-Piranhas-Açu. A autorização foi dada pela Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água – COMAR, após pleito encaminhado pela Comissão de Acompanhamento de Alocação de Água do Sistema Hídrico Santa Inês e encaminhada ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas – Dnocs, órgão responsável pelo reservatório.

A manobra de fechamento foi feita na manhã deste sábado (13/02) pelos técnicos da empresa Projecte. O fechamento da comporta foi motivado pelas chuvas na região, medida essa que irá ocasionar um maior acúmulo de água no reservatório. Com a chegada das chuvas, o rio Santa Inês, que abastece cidades da região do Vale do Piancó permanece com um nível de água favorável, o que vai proporcionar abastecimento da população da região.

De acordo com a Comissão de Acompanhamento de Alocação de Água 2020/2021, em caso de parada das chuvas e baixo nível do rio, o tema será debatido e a comporta do reservatório poderá ser aberta novamente. A capacidade total do açude Santa Inês é de 29.684.041 metros cúbicos e atualmente tem 9.328.467 m³, o que corresponde a 31,43% da capacidade total.

Obs: A imagem mostra a comporta do açude antes do fechamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5