Últimas:

CBH PPA promove minicurso para alunos da UERN, Campus de Assú/RN

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Campus de Assú/RN, promoveu nos dias 19 e 20.08.2019 minicurso com estudantes do curso de Geografia, tendo como tema: “A importância dos Recursos Hídricos para o Semiárido Nordestino”. Os universitários receberam aulas teóricas e de campo, com uma viagem que seguiu o itinerário de boa parte da bacia. O objetivo foi conhecer os aspectos sociais, econômicos e territoriais dos mananciais. O CBH PPA se fez representado pela pessoa da Sra. Maria de Fátima Freitas (Dodo), membro titular do Comitê, representante da Prefeitura Municipal de Cajazeiras/PB, contando também com a presença do Sr. Emídio Gonçalves e Sr. Marcone Medeiros, Coordenador e Secretário do Centro de Apoio ao CBH PPA, respectivamente.

Inicialmente, o curso foi composto de duas etapas: Aulas teóricas e visitas de campo, nessa segunda etapa (visita de campo) a viagem se estendeu pelos municípios de Caicó/RN, Coremas/PB, Cajazeiras/PB e Bonito de Santa Fé/PB. Uma terceira etapa será ainda realizada pela alunos da UERN a qual seguirá de Assú/RN até o local onde desemboca as água do rio Piranhas, em Macau/RN.

Na primeira parada, no município de Caicó, os alunos visitaram o açude Itans e a sede do DNOCS, onde, na oportunidade, o Sr. Jorge Luiz da Silva e Sr. Ubiratan Rodrigues Machado, ambos servidores do DNOCS, apresentaram um diagnóstico hídrico do município de Caicó e dos perímetros irrigados Itans e Sabugi.

Em seguida, os alunos se dirigiram à Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE onde foram recepcionados pelo Sr. Emídio Gonçalves de Medeiros, Coordenador do Centro Apoio ao CBH PPA, que fez uma exposição sobre a Bacia Hidrográfica Piranhas Açu.

Após visita à ADESE, a viagem seguiu o percurso da Bacia Hidrográfica do rio Piranhas–Açu com paradas nos municípios de Coremas/PB, Cajazeiras/PB e Bonito de Santa Fé/PB, cidade onde está localizada a nascente do Rio Piranhas.

A aula de campo foi coordenada pelos professores Josiel Alencar Guedes, Raimundo Inácio da Silva Filho, Rafael Pereira da Silva e Zenis Bezerra Freire, das disciplinas de Hidrografia, Geografia Econômica, Geografia Agrária e Metodologia Científica, respectivamente.

“Todas as etapas da viagem foram enriquecedoras de informações. Os conhecimentos obtidos nas visitas ao DNOCS, a ADESE, ao complexo hídrico Curemas-Mãe d’Água e ao município de Bonito de Santa Fé, além de contribuir para a formação dos nossos alunos, ficarão no imaginário de cada um que participou da atividade”, frisa o chefe do departamento e professor do curso de Geografia do Campus de Assú, Raimundo Inácio da Silva Filho, um dos coordenadores da aula de campo.

De acordo com o Sr. Emídio Gonçalves de Medeiros, Coordenador do Centro de Apoio, “o papel do CBH e do centro de apoio nessa ação foi de conduzir a comitiva até a nascente do rio, além de orientar os alunos sobre as principais características do leito do rio. É fundamental que, não somente os alunos, mas qualquer cidadão possa se interessar por esse assunto, uma vez que o rio é necessário para a vida da população”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5