Últimas:

Agricultores familiares participaram de intercâmbio sobre agroecologia em Carnaúba dos Dantas

Agricultores e Agricultoras familiares da zona rural de Carnaúba dos Dantas participaram do Intercâmbio sobre Agroecologia que aconteceu no sítio Garrotes, zona rural de Carnaúba dos Dantas. O encontro foi realizado em parceria com as seguintes instituições: STTR, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – Adese, Emater-RN, Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu e mandato parlamentar do vereador Fabiano Pacômio.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer várias experiências que são desenvolvidas pelo proprietário do sítio, o senhor Martim Bernardo. “O intercambio foi bastante produtivo. Conhecemos áreas de barramentos, recuperação de solos, plantio de cordeiro, quintal agroecológico com diversas fruteiras, palmas, maracujá do mato e ouvimos também um pouco da história arqueológica da região”, disse Ana Maria, gerente regional da Emater-RN.

Proprietário do sítio Garrotes, o Sr. Martim Bernardo, destacou a importância da troca de conhecimento na área rural. “Essa troca de ideias foi muito importante tanto para quem aprendeu quanto pra quem ensinou. Pode ter certeza, que os agricultores familiares que aqui estiveram vai fazer, em suas comunidade, projetos bem melhores do que eu já fiz aqui. Dei o pontapé inicial e eles vão prosseguir. A nossa responsabilidade, como homem do campo, é proteger o meio ambiente evitando a sua destruição”.

De acordo com José Vanderli, Diretor-Executivo da Adese, “esse foi um momento de fortalecer a agricultura familiar como também de trabalhar o projeto Planta Seridó, que já é uma iniciativa antiga da Adese que segue em desenvolvimento. Com certeza, outras capacitações dessa natureza serão desenvolvidas em todas as cidades da região do Seridó, para que possamos conhecer habilidades iguais a essas do sítio Garrotes”.

Para Emídio Gonçalves, coordenador do Centro de Apoio ao CBH PPA, “a região do Seridó é bastante diversificada. Aqui em Carnaúba observamos uma variedade de fruticultura e outros elementos que envolve a agropecuária e agroecologia. Junto com nossos parceiros tivemos um grande aprendizado, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5