Últimas:

1º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos foi realizado com muito sucesso

Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) realizou o 1º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos: Semana em Defesa da Água entre os dias 22 e 24 de março no auditório da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), no Centro de João Pessoa.

O simpósio seguiu a temática escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a comemorar o Dia Mundial da Água: “Acelerando Mudanças: Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Estudantes, professores, pesquisadores e técnicos das áreas de meio ambiente e recursos hídricos de várias cidades participaram do evento que teve mais de 300 inscritos.

Dia 1 – A abertura oficial do evento foi realizada no Dia Mundial da Água pelo diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro. “Este simpósio é mais um momento importantíssimo para discutir a água, a gestão, os benefícios, como preservá-la. Este debate é fundamental para fazermos as mudanças que precisamos, tendo a educação como base. Serão três dias de debates, inclusive com a participação de várias universidades. A academia é nossa parceira na gestão e na capacitação dos servidores”, destacou Porfírio na abertura do evento.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, ressaltou a importância de colocar em prática o conhecimento discutido no simpósio. “Estudar, debater e transformar este conhecimento em ação, deixando algo de concreto para a preservação dos recursos naturais”.

Dia 2 – Na quinta-feira (23) foram realizadas as palestras: “Seja a mudança que você quer no mundo”, pela secretária do Meio Ambiente da Paraíba, Rafaela Camaraense e o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti; “Adequação ambiental de imóveis rurais na Paraíba e o pagamento por serviços ambientais”, pelo representante da empresa Eco Ocelot, Joaquim Neto; “Saneamento básico: distribuição, coleta e tratamento de recursos”, pelo diretor-presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) Marcos Vinícius.

“Quatro quintos do nosso território estão dentro do semiárido nordestino, o que nos impõe ter que transportar água de lugares cada vez mais distantes. Além disso, temos outro grande desafio que é levar saneamento básico para toda Paraíba. Vamos fazer isso com investimentos, tecnologia e inovação”, informou Marcos Vinícius.

Também no dia 23 foi realizada a apresentação “Plano Estadual de Recursos Hídricos” pelo diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Arnaldo de Araújo. “O processo de atualização do plano foi concluído após 4 anos de muito trabalho. Foram analisadas todas as demandas de consumos: abastecimento humano, dessedentação animal, agrícola, indústria e aquicultura. É um planejamento de longo prazo para gerenciar nossos recursos hídricos pelos próximos 20 anos”, afirmou Beranger.

A exposição dos trabalhos inscritos também foi realizada na quinta-feira. As apresentações foram divididas em grupos temáticos: Água e Gestão; Águas Subterrâneas e Hidrogeologia; Educação e Ensino em Recursos Hídricos; Gestão de Reservatórios e Usos Múltiplos; Integração: Lei de Recursos Hídricos e Lei de Saneamento; Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; Proteção de Mananciais e Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas; Segurança e Rompimento de Barragens; Educação ambiental; Sociedade e os Recursos Hídricos; Qualidade da Água; Inovação Tecnológica em Sistemas Ambientais.

Para um dos coordenadores do grupo Águas Potiguara, Bruno Potiguara, o evento foi importante para entender com é feita a gestão dos recursos hídricos da Paraíba. “Além de poder compreender melhor os temas, participar do simpósio também é uma forma de resistência, de mostrar que nós temos feito nas comunidades e que as vezes passa desapercebido. E também convidar o governo e os comitês a pensarem junto conosco sobre as necessidades das microbacias”, afirmou Bruno que é ecólogo e trabalho como consultor técnico do grupo indígena do litoral norte paraibano.

Dia 3 – O terceiro dia do 1º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos teve a mesa redonda “A importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas” com o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, diretor de gestão de Apoio Estratégico da Aesa, Waldemir Fernandes, superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Cardoso Gonçalves e diretor-presidente do Igarn, Auricélio Costa e o secretário estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Paulo Varela.

“O comitê é o coração do Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Temos que entender a importância da prática sistemática que ocorre dentro de um comitê de bacia para fazermos uma melhor gestão participativa”, ressaltou Paulo Varela.

O superintendente da ANA, Humberto Cardoso Gonçalves, destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo da Paraíba na gestão dos recursos hídricos e confirmou que a Paraíba será o primeiro estado a assinar o Progestão 3. “Aesa é referência no Brasil na gestão de recursos hídricos. Ao realizar um simpósio, a agência estadual amplia a reflexão sobre um assunto importantíssimo: o uso da água. Aqui nós podemos discutir os problemas, as soluções, e planejar como encarar os próximos desafios”, elogiou.

O evento foi encerrado com a apresentação “A efetividade da comunicação nas relações interpessoais” realizada pela diretora administrativa da Sudema, Elisete Margot Andreoli. O simpósio contou com apoio e participação da Sudema, Cagepa, ANA, Igarn, Afink, além das cachaçarias Matuta, D’Dil, Preciosa do Vale e Baraúna.

Fonte: Site da AESA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5