Na tarde desta sexta-feira (12), uma comitiva formada pelo secretário de Recursos Hídricos do RN, Paulo Varela, o diretor-técnico do IGARN, Procópio Lucena, o engenheiro do DNOCS, Rafael Mendonça, o diretor do Escritório Regional da CAERN, Adelson Santos, além de vereadores e secretários dos municípios de Santana do Seridó e Parelhas, visitou o Açude Caldeirão, localizado em Parelhas.
A visita teve como objetivo verificar a situação do reservatório após o surgimento de uma surgência, que havia gerado preocupação entre os moradores locais. Segundo Paulo Varela, a comunicação sobre a surgência foi recebida recentemente e, de imediato, foram tomadas providências para uma avaliação técnica.
Mesmo antes da visita de hoje o engenheiro Rafael Mendonça, do DNOCS, realizou uma inspeção no local e constatou que não há risco de rompimento do Açude Caldeirão, afirmando que a estrutura do açude está segura. Ele destacou que a surgência identificada é pequena e não compromete a estabilidade do reservatório. A água que está sendo perdida está saindo limpa, o que indica que não há arraste de material fino, um sinal de que a estrutura está íntegra.
Paulo Varela ressaltou a importância de manter a população informada e tranquila, assegurando que medidas serão tomadas para identificar e corrigir a causa da surgência, possivelmente ligado a um antigo cano de amianto. Além disso, ele informou que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional alocou cerca de R$ 90 milhões para a recuperação de barragens no semiárido, incluindo o Açude Caldeirão, que será uma das prioridades.
O secretário também anunciou que a governadora Fátima Bezerra lançou uma licitação para a recuperação de 28 açudes no Estado, com um investimento inicial de R$ 19,5 milhões. A expectativa é que essas ações tragam uma manutenção sistemática e contínua dos reservatórios, garantindo a segurança hídrica da região.