Um dos pontos altos da programação diária do XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias tem sido as oficinas de capacitação.
Na programação desta terça (22) as oficinas tiveram como eixo central a Água e Meio Ambiente, divididos pelos seguintes subtemas: Integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental; Educação Ambiental na escola e na sociedade; agir para a adaptação e resiliência; Água e saneamento; Regulação dos Serviços Hídricos – a Transposição do São Francisco e Operação de Sistemas Hídricos e Prevenção de Eventos Críticos.
O coordenador do Centro de Apoio ao CBH PPA, Emídio Gonçalves e o membro Francisco Jocerlan escolheram a oficina da estação 1, com o tema Água e Meio Ambiente: Integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental. “Nós não podemos tratar da água sem tratar do meio ambiente. Tem que ser o conjunto como um todo para termos uma sobrevivência com relação a governança das águas”, explicou Emídio.
Outro ponto positivo tem sido a troca de experiências dentro das oficinas entre comitês de todo o Brasil, com suas realidades diferentes. “A gente vê na questão dos grandes problemas que temos nos rios, que são as preservações ambientais, e a gente se pergunta o que está sendo feito e o que pode melhorar. Será que as escolas tem trabalhado a questão ambiental? Os municípios tem dado autonomia, tem feito o seu papel? E as outras instituições o que tem feito na preservação dos mananciais”, indagou Jocerlan.
Já Aldeir Pereira, Francisco Gildelan e Severino Jerônimo escolheram a Estação 4 que discutiu Água e Saneamento. Na coordenação dos trabalhos desta sala esteve o diretor nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES para a Região Nordeste, potiguar Josivan Cardoso.