Na manhã desta terça-feira (13), o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) deu início às discussões sobre o programa “Açudes + Seguros”, destinado a aprimorar a fiscalização e a segurança de açudes e barragens em todo o estado do Rio Grande do Norte (RN). A reunião ocorreu na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e contou com a presença de diversas autoridades e especialistas.
O programa “Açudes + Seguros” visa estabelecer uma ampla parceria envolvendo órgãos do Governo do RN, prefeituras municipais, comitês de bacias hidrográficas, universidades, Instituto Federal e a sociedade civil. O objetivo é fortalecer a colaboração entre essas entidades para garantir a segurança e a eficiência das estruturas hidráulicas no estado.
“O nosso coordenador de regulação realizou um estudo juntamente com a Emparn em que verificou a existência de mais de 25 mil espelhos d’água em todo o RN. Atualmente o Estado desconhece boa parte desses empreendimentos, o que ocasiona situações como o colapso na da BR-304. Então pensamos em buscar parcerias com o Crea-RN e Femurn, além do suporte das universidades e do próprio sistema de recursos hídricos para enfrentarmos essa realidade e não termos mais situações de risco para a população do RN”, disse o diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney.
Nelson Césio Fernandes, coordenador de Regulação do IGARN, apresentou um estudo elaborado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN) sobre os espelhos d’água do estado. O estudo visa fornecer uma base sólida para a implementação e monitoramento das novas práticas de segurança.
Durante o encontro, o diretor-presidente do IGARN, Paulo Sidney, e o presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica. Este acordo é um passo crucial para a execução do programa “Açudes + Seguros”, pois estabelece uma parceria para compartilhar informações e conhecimentos entre as instituições envolvidas.
Roberto Wagner destacou a importância dessa colaboração para o desenvolvimento do estado: “Com este tipo de iniciativa, estamos criando uma força potente e organizada, que nos ajudará a progredir. Estou muito feliz em participar desse movimento e coloco o Crea sempre à disposição para apoiar esse tipo de ação”, afirmou Wagner.
O diretor-presidente do IGARN agradeceu o apoio do Crea-RN. “Desde o primeiro momento, Roberto se colocou à disposição para unir as instituições nesta causa. Também gostaria de fazer um agradecimento especial ao presidente da Femurn, Luciano Santos, que ofereceu apoio da Federação dos Municípios”, explicou Paulo Sidney.
O presidente da Femurn agradeceu às instituições pela iniciativa. “Agradeço ao Crea-RN e ao IGARN por iniciarmos esse debate, que é fundamental para o desenvolvimento dos nossos municípios e, consequentemente, do nosso Estado. Nós tínhamos que estar aqui, para dialogar com os prefeitos, para que os reservatórios de água sejam feitos de forma técnica, pensando em todos os aspectos físicos e teóricos que a engenharia pode proporcionar”, disse Luciano.
O evento também contou com a participação de diversas outras autoridades e representantes, incluindo o professor Olavo Santos Júnior, da UFRN, o professor Luiz Henrique, da UFERSA, o professor Wendson Medeiros, da UERN, o representante da Defesa Civil, Coronel Carvalho, o representante da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Sérgio Pinheiro, e a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ceará-Mirim, Ceres Dantas, que também representou o IFRN.
A criação do programa “Açudes + Seguros” é um passo significativo para fortalecer a fiscalização e garantir a segurança das estruturas hidráulicas no RN, protegendo os recursos hídricos essenciais para a região.