Nesta quarta-feira (11/09), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou da abertura do I Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (I ERCOB) da Região Centro-Oeste. O evento, que ocorreu no Auditório Flávio Terra Barth, na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), teve como objetivo promover a troca de experiências, dialogar sobre temas relevantes sobre a gestão dos recursos hídricos e fortalecer a atuação dos comitês.
Realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), junto aos fóruns e comitês dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Comitê Interestadual do Paranaíba, o evento apresentou programação diversificada, incluindo palestras, mesas-redondas e debates. As atividades foram estruturadas para abordar a importância da gestão integrada das bacias hidrográficas, a sustentabilidade e os desafios enfrentados na conservação da água na região.
Durante o encontro, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, enfatizou a importância dos Comitês de Bacias como órgãos colegiados essenciais para a gestão hídrica. “A Adasa não poderia deixar de participar de um evento que reúne os Comitês de Bacias da região Centro-Oeste por reconhecer a importância desses grupos que são parceiros naturais. O objetivo maior dessa colaboração é promover a integração entre a sociedade e o Estado, permitindo que, juntos, possamos oferecer o melhor serviço à população”, pontuou Ribeiro.
Maurício Escalon, coordenador-geral do FNCBH, destacou a importância desse encontro que já percorreu quatro regiões e finaliza em dezembro no norte do país. “O objetivo aqui é discutir as demandas locais relacionadas à política de recursos hídricos, fazer debates e colher informações valiosas sobre as necessidades dos comitês da região, especialmente em relação à gestão da água e à implementação de instrumentos de gestão. Ao final dos encontros, será elaborado um relatório que servirá como base para o Encontro Nacional de Comitês, previsto para outubro do próximo ano no Espírito Santo”, explicou.
Além de Ribeiro e Escalon, compuseram a mesa de abertura o coordenador geral do Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Mato Grosso, Eliel Alves Ferreira; o diretor interino da ANA, Marcos Neves; o gerente de Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL, Leonardo Sampaio; o subsecretário de Biodiversidade, Unidades de Conservação e Segurança Hídrica da SMAD-Goiás, Jorge Werneck; o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Mato Grosso, Luiz Henrique Magalhães Noquelli; o presidente do CBH Interestadual do Paranaíba, João Ricardo Raiser; a coordenadora da Câmara Técnica de Integração dos CBHs Afluentes do Rio Paranaíba e presidente do CBH dos Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba, Hornella Crysthine Urzêdo; e a presidente do CBH Paranaíba – DF, Alba Evangelista Ramos.
O evento que tem como tema “Os desafios de implementar uma gestão hídrica descentralizada, compartilhada e participativa”, seguirá até sexta-feira (13/09).
Fonte: ADASA