O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), e do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), preparou uma gama de atividades para toda a população, de 01 a 07 de junho.
Este ano, o tema principal da Semana Estadual do Meio Ambiente (SEMA) é “O Meio Ambiente não é de Plástico”. Ao longo de sete dias de evento, a programação contará com a Feira Mulheres que Fazem, oficinas de jogos ambientais educativos, reaproveitamento de resíduos, artesanato, debates sobre equidade de gênero no âmbito da sustentabilidade, gestão de resíduos sólidos, além de diversas atividades nas Unidades de Conservação, como o Parque das Dunas, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão e Área de Proteção Ambiental Jenipabu. O Cajueiro de Pirangi também promoverá atividades durante a SEMA.
A abertura oficial do evento acontecerá no dia 01, às 9h, no Anfiteatro Pau-brasil, no Parque das Dunas, com a presença da Banda da Polícia Militar. A solenidade formal contará com a presença dos diretores do Idema, representantes das demais instituições que compõem do Sistema Semarh; Procuradoria Geral do Estado (PGE); Ministério Público (MP/RN) e entidades parceiras. Na oportunidade, haverá o lançamento da Rede Oceano Limpo do RN, pelo professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Alexander Turra.
“Temos uma grande responsabilidade perante a Agenda 2023 e nosso país é privilegiado em biodiversidade. Nosso compromisso é com o desenvolvimento de maneira sustentável, e neste quesito, o Governo do RN tem atuado fortemente com o pensamento das Organizações das Nações Unidas (ONU), ressaltando que a participação popular faz toda a diferença no respeito ao meio ambiente”, disse a governadora do RN, Fátima Bezerra.
O professor Alexander já lançou a rede em São Paulo e em outros quatro estados costeiros. É uma satisfação imensa podermos viabilizar o lançamento da Rede Oceano Limpo do RN durante a Semana do Meio Ambiente. “Será um momento de firmar parcerias institucionais para abordar a agenda do lixo no mar, articulando diferentes setores da sociedade no combate à poluição dos mares”, disse o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.
Após a abertura da SEMA, às 10h, haverá a inauguração do Auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Idema. O nome do mais novo equipamento do órgão é uma homenagem à personalidade potiguar que contribuiu fortemente na área dos estudos em geologia do RN. Com capacidade para 300 pessoas, o auditório é uma demanda antiga do órgão, que precisava recorrer a espaços de outras instituições da cidade para realização dos eventos institucionais.
Entre as atividades previstas para a programação, haverá uma intervenção do artista visual potiguar Jô Bonfim, com foco na poluição por plástico. Objetos descartados que ganham novas formas a partir do seu trabalho são a matéria-prima dos seus projetos. Jô Bonfim já atua no cenário potiguar há mais de 25 anos, produzindo e instalando cenários para TVs, teatro, eventos e shows diversos, campanhas sazonais para empresas e agências de publicidade, além de trabalhos para escolas de samba de Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo.
Durante a Semana Estadual do Meio Ambiente, um passeio ciclístico movimentará as ruas da capital, de forma gratuita. O passeio visa envolver toda a população em uma atividade saudável e sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental para o bem-estar individual e coletivo. A concentração está prevista para às 7h. O grupo iniciará o percurso de cerca de 4,5 km, em frente à Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo, com encerramento no Parque das Dunas. As inscrições estão disponíveis no site idema.rn.gov.br.
Nos dias 06 e 07, a realização do II Workshop de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis será outro destaque durante a SEMA.
Para o diretor do órgão, o evento estimula o debate, o conhecimento às novas possibilidades, o compartilhamento das temáticas socioambientais, a fim de engajar a população e apresentar a relação do órgão ambiental com a sociedade. O Workshop é um espaço para ouvir as comunidades tradicionais, ampliar o debate sobre a transição energética e justiça social.
“O Governo está avançando na temática de transição energética, em consonância com o Eixo 7, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da energia limpa e acessível. Trazer esse tema para o debate público é parte do esforço do Estado para contribuir com narrativas e com propostas de políticas que favoreçam uma transição energética orientada com justiça social”, finalizou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.
Rede Oceano Limpo
Um movimento liderado pela Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano que congrega diferentes parceiros na busca de um oceano limpo, sem lixo, uma das maiores ameaças para o oceano na atualidade. A Rede contribui com um movimento mundial para combater o problema do lixo no mar de uma forma estruturante e sistêmica.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual das Nações Unidas para sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o nosso planeta. A data foi instituída pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia. Desde que foi comemorado pela primeira vez em 1974, o evento tornou-se uma plataforma global de divulgação sobre o meio ambiente em mais de 100 países.
Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias.