Na tarde desta segunda-feira (21) durante o primeiro dia do XXV ENCOB o estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu já foi bastante visitado.
Os alunos do Curso de pós-graduação em estudos urbanos e regionais, Loren Cassiane, Yonara Santos e Eric Dias estiveram entre os visitantes ao estande. Eles integram o Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios, e estão concluindo trabalhos universitários dentro do Projeto Gestão Adaptativa do Semiárido, coordenado pela Professora Doutora Zoraide Pessoa.
“Nós focamos na dimensão humana das mudanças climáticas. Nós estudamos a parte de gestão, de governança, gestão sociedade civil organizada, como que está sendo feita a gestão a nível municipal e estadual com foco nas mudanças climáticas, pensando na questão da adaptação climática, na gestão de risco e também na questão de recursos hídricos. E esse evento só tem a acrescentar na disseminação de informação acadêmico-cientifico também”, explicou Yonara.
Para Eric Dias participar de um evento como o ENCOB que reúne pesquisadores e representantes de instituições do Brasil todo, é importante para alinhar as perspectivas de pesquisas futuras. Ele também destacou a importância das visitas aos estandes, como o do CBH PPA em busca de informações novas no âmbito do comitê, e sobre o novo plano de Recursos Hídricos da Bacia.
“Na minha tese de doutorado que estou desenvolvendo no período de 2021 até 2024 eu vou fazer um recorte de análise para a Bacia do Pianco-Piranhas-Açu e vou analisar a vulnerabilidade dos municípios as mudanças climática, ver quais são as reconfigurações que a gente vai demandar dessa gestão para responder aos riscos das mudanças climáticas”, destacou Eric Dias.