Últimas:

Defluência da Comporta do Açude Santo Antônio foi reduzida nesta quarta (11)

A manobra no sistema hidráulico do reservatório Santo Antônio, reduzindo a defluência de 1003l/s para 40l/s, aconteceu na manhã desta quarta-feira (11/08). O serviço foi executado pelos técnicos do IGARN e acompanhado por membros do DNOCS e pelo Sr. Alex Sandro, membro da Comissão de Acompanhamento ao termo de alocação de água do sistema hídrico Sabugi, e por Emídio Gonçalves, Coordenador do Escritório de Apoio ao CBH PPA. A partir de agora, a vazão de 40l/s deverá permanecer de forma continua até janeiro de 2022, em consonância com o Termo de Alocação de Água 2021/2022, recém aprovado.

A comporta havia sido aberta no dia 31 de agosto de 2021. Com essa liberação, foi possível atender as barragens ao longo da calha do rio Sabugi. As barragens atendidas foram as seguintes: Carrapateira, Bom Jesus, Santa Cruz, Sevi/Gilton, Barra da Cachoeira, Macambira, DNOCS e Vila II do Sabugi. Continua aguardando água as barragens de Lúcio Lucindo e Jorimar (Furnas), que devem ser abastecidas com o percurso natural das águas na calha do rio.

“Quanto a comporta do reservatório Carnaúba, ela continuará aberta até o dia 19.08.21 com uma vazão de 610 l/s, momento em que será reduzida para 25l/s conforme termo de alocação de água 2021/2022. Solicitamos, ainda, aos irrigantes ao longo rio Sabugi, que suspendam ao máximo possível todas as irrigações por essa semana para permitir que essa água chegue às últimas 02 duas barragens de Lúcio Lucindo e Jorimar (Furnas)”, destacou Procópio Lucena, presidente da comissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5