Últimas:

Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu leva suas ações para o XXV ENCOB que começa nesta segunda (21) em Natal/RN

Durante cinco dias a capital do RN vai sediar grandes discussões sobre as bacias hidrográficas do Brasil – Foto: Site oficial do Encob

O Rio Grande do Norte sedia de 21 a 25 de agosto de 2023 a XXV Edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Tendo como tema central “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, o evento tem previsão de reunir mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil.

O ENCOB tem uma realização do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos SEMARH, e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB.

A importância que o ENCOB tem para os comitês de bacias é sentida na própria preparação que cada instituição se propõe a fazê-la. Foi assim com o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu. Além de exposições fotográficas e vídeos contando algumas de suas ações ao longo dos últimos anos, o CBH PPA pretende aproveitar a participação no ENCOB para trocar experiencias e conhecer práticas desenvolvidas pelos comitês de outras regiões.

Em sua mensagem dirigida ao evento a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra destacou a satisfação em receber o XXV ENCOB.

“Celebramos essa parceria que promoverá o debate sobre a sustentabilidade dos recursos hídricos e a gestão democrática e participativa com toda a sociedade. É gratificante saber que o lugar de importância da água está assegurado nas discussões neste momento em que o Brasil está retomando o protagonismo nas questões ambientais. Temos certeza que teremos importantes contribuições de todos os estados para a gestão futura dos recursos hídricos e assim garantirmos segurança hídrica e água em qualidade e quantidade para a população”.

O Rio Grande do Norte possui mais de 400km de litoral, e é natural que os destinos mais procurados sejam as praias potiguares. Mas, nem só de mar vive o potiguar e o turista que escolhe o RN como destino. Há muita potencialidade a ser explorada em todo o Estado.

No interior o destaque fica para as festas de carnaval (Caicó, Macau e Guamaré), São João (Mossoró) e de datas religiosas (Festa de Santana em Caicó e Currais Novos; de Santa Luzia em Mossoró; de Nossa Senhora da Guia, em Acari; e de São Sebastião em Parelhas e Caraúbas).

Tambem tem crescido o turismo gastronômico com destaque para os festivais de Martins, Pipa, Lagoa Nova e Cerro Corá. Para quem gosta de frio, as temperaturas das regiões serranas de Monte das Gameleiras, Martins e Serra de São Bento chegam a 15 graus e são um convite para se apreciar uma conversa em torno de uma fogueira. O turismo é responsável por uma das principais receitas do Estado do RN. Gera mais de 100 mil empregos e possui outras 54 atividades atreladas a si direta ou indiretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5